A partir desta segunda-feira, os joinvilenses podem levar equipamentos de informática que não tem mais utilidade em 13 lojas associadas à Câmara de Materiais de Construção da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de Joinville.

Continua depois da publicidade

A ação faz parte do Recicl@ – Programa de Recuperação de Equipamentos Tecnológicos, promovido pela CDL, em parceria com a Fundação Municipal Albano Schmidt (Fundamas). A iniciativa, lançada no dia 30 de março, tem o apoio do Comitê para Democratização da Informática (CDI) e da rede de lojas Concasa.

O material descartado em pontos de coleta espalhados pela cidade será levado para o Centro de Triagem de Equipamentos Eletrônicos (Cetel), recentemente inaugurado no bairro Boehmerwald.

No Cetel, profissionais de tecnologia da Fundamas farão a triagem dos equipamentos. Os componentes ainda úteis serão manuseados por alunos do curso gratuito de montagem e manutenção de micros oferecido pela entidade. Computadores montados com as peças descartadas serão doados a entidades assistenciais da cidade.

William Escher, da Câmara Setorial de Materiais de Construção, espera arrecadar entre dez e 20 toneladas de equipamentos já no primeiro mês do projeto.

Continua depois da publicidade

– Temos pontos de coleta com faixas em todas as lojas da rede Concasa. É um projeto que faz um trabalho que atua em nível ambiental e também social – diz Willian, que acredita que a primeira doação seja realizada em 90 dias.

O que pode ser levado:

Computadores, monitores, teclados, mouses, impressoras, estabilizadores, cabos,

no-breaks e acessórios.

O que não pode ser levado:

Geladeiras, televisores e pilhas, ou seja, qualquer outro equipamento que não seja de informática.

– O material que não servir mais será encaminhado ao Comitê para Democratização da Informática (CDI), em Florianópolis, para que tenha o destino correto. Para a CDL, a retirada de circulação de materiais com grande concentração de chumbo, silício, alumínio, ferro, cromo, borracha e cobre, colabora para a conscientização da comunidade e a preservação do meio ambiente.

Confira os pontos de coleta:

– Bubi, rua Albano Schmidt, 1.328, Boa Vista

– Casa e Construção, rua Evaristo João Heck, 337, Espinheiros

– Casa Feliz, avenida Firmino da Silva, 136, Parque Guarani

– Casa Mil, rua Paranaguamirim, 268, Paranaguamirim

– Constrói, rua Nara Leão, 20, Adhemar Garcia

– Gil, avenida Júpiter, 1.618, Jardim Paraíso

– Ilumina, rua Olavo Bilac, 680, Pirabeiraba

– Rocha, rua Areia Branca, 2.000, Jardim Iririú

– Messias (loja 1), rua Otto Pfuetznreuter, 59, Costa e Silva

– Messias (loja 2), rua Baltazar Buschle, 705, Espinheiros

– Nardell, rua Lagoinha, 1328, Morro do Meio

– PJ, rua Santo Amaro da Purificação, 79, Parque Guarani

– Santos Dumont, avenida Santos Dumont, 6800, Aventureiro