Incomodado com o barulho que ronda a rua onde mora no Bairro dos Estados, Ivo Pedro Farias, 66 anos, recorre constantemente à Polícia Militar (PM). O aposentado disca no telefone o número 190 e pede ajuda para conter a baderna. Mas, segundo ele, o pedido fica apenas na tentativa.
Continua depois da publicidade
_ Já liguei lá, mas a central fica em Blumenau e demora para ser feito o atendimento. No fim a gente desiste porque não temos muita paciência _ admitiu Farias.
Insatisfeito com a situação, o aposentado esteve na quarta-feira de manhã na Praça da Figueira para integrar o abaixo-assinado que pretende recolher 10 mil assinaturas a favor da mudança do local da Central Regional de Emergências, que recebe as ligações do 190 feitas pelos moradores dos 10 municípios que integram o 10º Batalhão da Polícia Militar.
Atualmente, a unidade fica em Blumenau. Por isso, se houver uma ocorrência em Timbó, Indaial, Pomerode, Doutor Pedrinho, Benedito Novo, Apiúna, Ascurra, Rodeio e Rio dos Cedros, o morador será atendido em Blumenau e não nas cidades onde reside.
Continua depois da publicidade
_ Vamos às Câmaras de Vereadores dos municípios da região para buscar apoio e levar as assinaturas ao governador do Estado pedindo a alteração _ explicou o presidente da Câmara de Vereadores de Timbó, Rubens Borchardt.
A população alega que o atendimento em Blumenau demora para ocorrer e, quando é feito, tem falhas por conta do desconhecimento dos atendentes dos nomes de ruas e informações detalhadas das cidades vizinhas. O comando da 7ª região da PM, que responde pela central, admite o problema.
Segundo o comandante da unidade, coronel Álvaro Luiz Alves, a dificuldade está na falta de efetivo. Atualmente, cinco pessoas trabalham no atendimento para os 10 municípios, quando o ideal seriam nove.
Continua depois da publicidade
_ Da próxima turma de formatura que vier pretendemos destinar policiais à central de atendimento. Isso deve ocorrer em junho ou julho _ afirmou Alves.
De acordo com ele, a decisão de unificar as centrais é uma ordem do comandante-geral da corporação:
_ Trouxemos as centrais de atendimento para Blumenau seguindo um orientação do comando-geral que será colocada em prática em todo o Estado. A orientação do comandante é para que continue assim. A medida visa conter gastos.
Comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar de Timbó, Átila Tiago Royer afirma que a população procura a unidade para reclamar do atendimento em Blumenau. Diante disso, o procedimento é encaminhar os pedidos para análise de cada uma das situações:
Continua depois da publicidade
_ Anotamos os dados e verificamos por quanto tempo a pessoa esperou e os motivos de isso ter ocorrido _ garantiu.