A partir da gestão do falecido prefeito Afonso Dresch, Treze Tílias virou “O Tirol Brasileiro”, slogan extraído de reportagem da revista Manchete em abril de 1972. Incentivos foram dados à população para erguer casas, hotéis e construções com arquitetura tirolesa, seus beirados longos, pintura branca, sacadas esculpidas e cobertas de flores, com o campanário e o sino sobre o telhado.
Continua depois da publicidade
O nome original da colônia
Dreizehnlinden foi dado pelo criador quando, circulando no centro do Rio, na chegada dos colonizadores, encontrou o poema épico do mesmo nome do alemão Friedrich W. Weber. Veio a 2a Guerra Mundial, os alemães e tiroleses foram proibidos de falar e escrever em língua alemã. Nasceu Treze Tílias. A tília é uma árvore originária do hemisfério norte, hoje encontrada no município.
A comunidade se desenvolveu e hoje conta com 6 mil habitantes. Sua economia é baseada na produção leiteira. Possui a maior fábrica de produtos lácteos do Estado e uma das maiores do Brasil: a Tirol. Tem boa infraestrutura turística, parques temáticos, gastronomia de qualidade e a paz que é a marca dos vales do Tirol.
Continua depois da publicidade