Ouvintes relataram à CBN Diário falta de atendimento na vacinação contra a febre amarela em postos de saúde de Florianópolis. Uma das reclamações foi a da administradora Kátia Madalone, que não conseguiu se vacinar na unidade da Prainha há algumas semanas. Ela foi orientada que o serviço só acontecia até as 14h.

Continua depois da publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde explicou que nenhuma sala de vacinação está fechada em períodos de fixos. Acontece que num dia a sala abre de manhã, mas não à tarde e no outro dia funciona normalmente. A orientação é que o usuário ligue para sua unidade de saúde a fim de saber se naquele período a sala de vacina está aberta e ele não perca a viagem. A segunda orientação é que qualquer cidadão residente na Capital pode se vacinar em qualquer unidade de saúde do município, então, se naquele momento a sala de vacina da unidade onde ele é atendido estiver fechada, a dose da vacina pode ser aplicada em outra unidade.

Outro problema é que há unidades com servidores que estão trabalhando 6h por dia, assim as salas funcionam de manhã ou a tarde. O secretário de saúde, Carlos Alberto Justo da Silva, reconheceu a falha de comunicação com a comunidade e reforçou o pedido para que as pessoas liguem antes de se vacinarem:

Clique e confira os telefones das unidades de saúde de Florianópolis.

Atendimento normal

Continua depois da publicidade

No centro de saúde do Pantanal, até a última semana, a vacinação acontecia só pela manhã porque um dos servidores estava em férias. Nesta semana ele retornou e o atendimento voltou aos dois períodos.

Na Trindade, a sala de vacinação não sofre nenhuma alteração no atendimento. Nesta terça-feira (02), Heloísa Martignago levou o filho Gustavo Barbosa para se vacinar contra a febre amarela.