O Brasil chegou a 207.750.291 de habitantes neste ano, segundo a prévia do Censo 2022 divulgada nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O dado foi calculado a partir de 83,9% da população recenseada, que respondeu a pesquisa até 25 de dezembro. O último Censo, de 2010, apontava 200 milhões de habitantes.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Até a data considerada, cerca de 87,7 milhões de domicílios particulares e mais de 178 milhões de pessoas participaram do levantamento em todo o país. O Censo 2022 está em campo realizando coletas desde 1º de agosto e continuará durante o mês de janeiro de 2023.
A região Sul do Brasil é a terceira mais populosa, com mais de 30 milhões de pessoas de acordo com o censo. Já o estado de Santa Catarina contabiliza 7.762.154 de habitantes.
A divulgação prévia do censo é uma exigência da legislação para o cálculo da população de cada um dos 5.570 municípios brasileiros para o Tribunal de Contas da União (TCU). Os cálculos são feitos anualmente com base em um modelo estatístico.
Continua depois da publicidade
Golpe do falso aluguel dispara com temporada de verão; saiba como se proteger
— Este modelo adotado foi bastante estudado e aprovado pela Comissão Consultiva do Censo 2022, que olhou detalhadamente o processo desenvolvido para fornecer ao TCU e à sociedade os melhores dados técnicos e reais possíveis — afirma o diretor de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo.
Domicílios ainda não recenseados devem ligar para o Disque-Censo
Os moradores de domicílios onde ainda ninguém respondeu ao Censo 2022 devem ligar para o Disque-Censo 137, que atende a todos os estados do país. O serviço será disponibilizado de forma gradativa nos municípios de acordo com o andamento da coleta em cada local. Para saber se o Disque-Censo está disponível no seu município, clique aqui.
A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone fixo ou celular, todos os dias da semana das 8h às 21h30min.
Leita também
Com pulseiras falsificadas, grupo é preso após viver dias de luxo em resort em Florianópolis
Continua depois da publicidade
Flagrante de motoristas embriagados nas estradas federais de SC cresce 128% no Natal, diz PRF