Compartilhar

O hábito de fazer as pessoas esperarem pode custar caro, especialmente quando o assunto envolve trabalho. Além de credibilidade, uma pessoa que não consegue começar o expediente na hora certa perde a chance de ser bem-vista pelo chefe.

Continua depois da publicidade

Para a consultora de etiqueta empresarial Maria Aparecida, ser pontual é uma qualidade imprescindível para todo profissional que deseja ter e manter o sucesso. Segundo ela, cada profissional tem de fazer da pontualidade algo intrínseco a sua competência pessoal.

E salienta: ligações e mensagens de texto não diminuem o transtorno de fazer alguém esperar. Respeitar o tempo dos outros é o cartão de visita dos bem-educados.

Continua depois da publicidade

Qualidade de quem almeja o sucesso

::: Ao respeitar os horários, você demonstra respeito com o outro. E, em tempos de concorrência acirrada, ninguém pode se dar ao luxo de perder pontos por motivos que podem ser evitados.

Justificativas e constrangimentos

::: Respeitar o tempo das pessoas é a marca dos bem-educados. A não ser que, por motivos graves, uma ligação ou mensagem de texto não serão suficientes para garantir que seu atraso seja perdoado.

Tempo é dinheiro

::: Nos negócios, atrasos vêm acompanhados da antipatia do chefe. O atraso numa reunião não permite que você conheça os participantes e o andamento do assunto.

Assim, você fica em desvantagem e perde o poder da decisão.

Competência

::: Ser reconhecido como pontual demonstra maior firmeza no cumprimento das obrigações e respeito aos prazos. Nenhum profissional deseja ser conhecido como não cumpridor de seus compromissos. Nesse caso, o prejuízo à carreira é imenso.

Continua depois da publicidade

Pontualidade é disciplina

::: Pessoas atrasadas podem se submeter a trabalhos de coach executivo, para desenvolver o hábito da pontualidade. Exercitar essa regra da boa educação traz benefícios e gera referência em qualidade. Pontualidade envolve disciplina e determinação.