Com a melhora nas condições climáticas, as companhias de energia elétrica começam a identificar os problemas em suas redes e o número de pontos sem luz caiu para 104 mil ao final da manhã desta segunda-feira. A área mais atingida pelos temporais pertence à RGE, onde 90 mil continuam às escuras. Conforme a empresa, 60% dos transtornos estão concentrados em Santa Rosa, Palmeira das Missões e Três Passos. Na manhã desta segunda-feira, 115 mil clientes ficaram sem luz.
Continua depois da publicidade
Na área de concessão da AES Sul, o número de consumidores sem energia elétrica é de 14 mil. Os transtornos foram registrados em Uruguaiana, Santana do Livramento, Alegrete, Santiago, Cachoeira do Sul e Santa Maria. A CEEE ainda não divulgou um balanço próprio. As empresas já trabalham para reparar os danos.
No Noroeste, árvores caíram e bloquearam vias já no início do dia. A proteção de um pavilhão desabou em Santa Rosa. Em Porto Alegre, dois vegetais foram ao chão na Rua Jacinto Gomes e o trânsito foi interrompido nas proximidades da Rua Jerônimo de Ornelas.
Está sem luz? Avise a sua companhia:
RGE: torpedo com a palavra LUZ e a o Seu Número Conosco para 27350.
Continua depois da publicidade
AES Sul: SMS com o código do cliente para o número 28410.
CEEE: palavra LUZ e o código da instalação para o número 27307.
Grandes acumulados pelo Oeste
Queda de granizo e acumulados na casa dos 70 mm, em Uruguaiana, 65 mm, em São Borja, e 60 mm em São Luiz Gonzaga, em todas o nível de chuva equivale à metade da média do mês. As temperaturas foram altas ao amanhecer, mas ao longo do dia o clima deve ficar ameno.
Segundo o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, uma frente fria com umidade amazônica provoca a virada do tempo no Estado. O deslocamento dessa áera de instabilidade acontece do Sul para o Norte. A queda de granizo, além da grande quantidade de descargas elértricas, pode ser generalizada.
– A chuva deve permanecer sobre o Estado ao longo da semana, mas com menos força. É possível que nas regiões das Missões e Noroeste seja registrada, nesta semana, a precipitação do mês – afirma o meteorologista.