Desde que começou a participar do projeto Eu Empresário, do Sebrae-SC, Maicon Malheiros mudou muita coisa na empresa que tem em Porto Belo. Uma vitrine foi montada na sede, um carro maior foi adquirido e, o principal, a confiança no negócio aumentou consideravelmente.

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A Kid Balão manteve a sua essência – de organizar as festas infantis -, mas agora está pronta para atender a outros eventos.

– Como sou um um microempreendedor individual, não tinha confiança em ser um empresário. Agora tenho – conta Malheiros.

A principal mudança prática na Kid Balão foi a compra de uma perua para carregar os materiais de decoração. Antes o empresário chegava a fazer até cinco vezes o trajeto da empresa ao local da festa para poder levar os produtos e acessórios. Isso otimizou o trabalho.

Com esse exemplo, o Sebrae coloca cinco questões essenciais na hora de planejar o negócio:

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:: É bom localizado?

:: É de fácil acesso?

:: É organizado e limpo?

:: É bem iluminado?

:: É visível, de fácil identificação e atraente?

PEDIDO DA CLIENTELA

:: Estar atento aos pedidos significa que, no mínimo, sabe com que esta lidando.

DICA

:: Nunca deixe um cliente sem resposta

:: Converse com os clientes

:: Entenda as suas dificuldades

:: Lembre-se que o mercado muda rapidamente

:: Aproveite as críticas, podem dar boas ideias

PREÇO

:: Os fatores que influenciam na colocação dos preços é a própria percepção do cliente sobre ele (e: se a concorrência cobra mais que você por um produto similar, pode parecer que o seu é pior, por ser mais barato) e a concorrência. Ou seja, percepção do cliente e preço dos concorrentes andam juntos.

DICAS

:: Procure saber quanto o cliente está disposto a pagar

:: Faça promoções que sirvam de isca. É comum que as pessoas sejam atraídas por boas ofertas.

:: Desenvolva uma politica de descontos e para pessoas que pagam em dia, que compram em grandes quantidades, queima de estoque ou mesmo trabalhe com o psicológico, como cobrar R$ 4,99 no lugar de R$ 5, pode parecer mais barato.

IMPORTANTE

:: Nunca tente forçar a venda de um produto (ou serviço) pelo qual o seu cliente não se mostre interessado.

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:: Segunda, 14/10: Sei empreender

:: Terça, 15/10: Sei planejar

:: Quarta, 16/10: Sei comprar

:: Quinta. 17/10: Sei vender

:: Sexta, 18/10: Sei controlar o meu dinheiro

:: Sábado, 19/10: Principais dicas