Desde que começou a participar do projeto Eu Empresário, do Sebrae-SC, Maicon Malheiros mudou muita coisa na empresa que tem em Porto Belo. Uma vitrine foi montada na sede, um carro maior foi adquirido e, o principal, a confiança no negócio aumentou consideravelmente.
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A Kid Balão manteve a sua essência – de organizar as festas infantis -, mas agora está pronta para atender a outros eventos.
– Como sou um um microempreendedor individual, não tinha confiança em ser um empresário. Agora tenho – conta Malheiros.
A principal mudança prática na Kid Balão foi a compra de uma perua para carregar os materiais de decoração. Antes o empresário chegava a fazer até cinco vezes o trajeto da empresa ao local da festa para poder levar os produtos e acessórios. Isso otimizou o trabalho.
Com esse exemplo, o Sebrae coloca cinco questões essenciais na hora de planejar o negócio:
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:: É bom localizado?
:: É de fácil acesso?
:: É organizado e limpo?
:: É bem iluminado?
:: É visível, de fácil identificação e atraente?
PEDIDO DA CLIENTELA
:: Estar atento aos pedidos significa que, no mínimo, sabe com que esta lidando.
DICA
:: Nunca deixe um cliente sem resposta
:: Converse com os clientes
:: Entenda as suas dificuldades
:: Lembre-se que o mercado muda rapidamente
:: Aproveite as críticas, podem dar boas ideias
PREÇO
:: Os fatores que influenciam na colocação dos preços é a própria percepção do cliente sobre ele (e: se a concorrência cobra mais que você por um produto similar, pode parecer que o seu é pior, por ser mais barato) e a concorrência. Ou seja, percepção do cliente e preço dos concorrentes andam juntos.
DICAS
:: Procure saber quanto o cliente está disposto a pagar
:: Faça promoções que sirvam de isca. É comum que as pessoas sejam atraídas por boas ofertas.
:: Desenvolva uma politica de descontos e para pessoas que pagam em dia, que compram em grandes quantidades, queima de estoque ou mesmo trabalhe com o psicológico, como cobrar R$ 4,99 no lugar de R$ 5, pode parecer mais barato.
IMPORTANTE
:: Nunca tente forçar a venda de um produto (ou serviço) pelo qual o seu cliente não se mostre interessado.
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