As doações para os atingidos pela tempestade do último domingo em Tubarão, no Sul do Estado, não param de chegar. O ponto de coleta é junto à Arena Multiuso (Rua Afonso Pena, no antigo aeroporto, próximo ao Farol Shopping), e também é possível doar valores em dinheiro por uma conta da Caixa.Para ajudar a campanha Reconstruir Tubarão, a informação é agência 0425,operação 006, conta 300-0.

Continua depois da publicidade

Segundo a coordenadora da Defesa Civil de Tubarão, Elna Fátima Pires, pelo menos 2 mil famílias já estão cadastradas para receber os donativos. No espaço, que é amplo, é possível acomodar todo o tipo de doações, desde material de construção até alimentos e roupas. Esse é o primeiro dia de sol desde a chuva de domingo, e a movimentação é grande para receber doações e recomeçar.

— Para agilizar, como não temos pessoas e veículos suficiente, as famílias podem ir direto na arena, conforme vamos recebendo, já classifica e encaminha para os necessitados. As pessoas estão com as roupas encharcadas, é uma angústia, alguns pais de família não têm como voltar ao trabalho, pois esse local nem existe mais. Agora começa a fase da reconstrução — explica Elna.

Continua depois da publicidade

Entre as pessoas atingidas está a vendedora ambulante Maria Elisete Rodrigues, moradora da encosta de um dos morros da cidade. A casa onde morava com a família, de madeira, foi construída com materiais descartados por uma vizinha. O trabalho foi árduo e demorado, e com a passagem da tempestade, a residência foi toda a baixo.

— Para construir eu paguei meu cunhado, baratinho, porque agente não tinha condições mesmo, e agora ta aí, fica assim — resume.

No balanço da Defesa Civil estadual divulgado na terça-feira,pelo menos 97 mil moradores foram afetados, 150 desalojados e 4 desabrigados.Ao todo, 901 residências atingidas na cidade do Sul de Santa Catarina. Segundo a secretaria de desenvolvimento econômico da cidade, o prejuízo com os estragos deve girar em torno de R$ 609 milhões.

Leia mais:

Ministro da Integração Nacional promete agilidade na liberação de recursos e linha para reconstrução de empresas

Continua depois da publicidade

Tubarão não será mais sede dos Jogos Abertos de Santa Catarina