Após laudo apontar que blocos estruturais das pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles, em Florianópolis, precisam de recuperação urgente, o governo de Santa Catarina confirmou nesta sexta-feira (29) que as obras começam no dia 1° de junho. A ordem de serviço foi assinada digitalmente pelo secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), Thiago Vieira, nesta sexta.

Continua depois da publicidade

Segundo o governo de SC, a empresa portuguesa Teixeira Duarte, responsável pelas obras, fará os serviços simultaneamente em dois blocos. O prazo para conclusão é de 180 dias. O valor do contrato é de R$ 6.984.146,89.

– Desde que foram inauguradas, a Colombo Salles há 45 anos e a Pedro Ivo há 29 anos, as pontes nunca tinham recebido manutenção estrutural. A primeira ação neste sentido começou em fevereiro de 2019, nesta gestão, e segue em andamento. Porém, a manutenção que está sendo realizada nas estruturas não contempla a recuperação destes seis blocos que foram apontadas em estudo concluído no início deste ano. Por isso, a necessidade de fazer a recuperação emergencial – explica o secretário da Infraestrutura, Thiago Vieira.

No dia 15 de maio, o colunista da NSC Renato Igor revelou que um laudo apontou que blocos submersos das pontes Pedro Ivo e Colombo Salles precisavam ser reforçados urgentemente. Além disso, destacou que o governo de SC iria contratar uma empresa com dispensa de licitação para realizar o serviço.

O laudo, produzido pela empresa RMG Engenharia e entregue em fevereiro à Secretaria Estadual de Infraestrutura, apontou desplacamento do concreto, corrosão, armaduras expostas e em processo de corrosão, e armaduras rompidas.

Continua depois da publicidade

Em entrevista à NSC TV na mesma data, Vieira disse que situação das pontes não oferece risco à segurança dos usuários, mas reconheceu que a recuperação das estruturas é urgente.