Esperadas com ansiedade durante décadas por moradores da região, a Ponte do Vale e a Ponte de Ilhota evoluem, atualmente, em ritmos diferentes no Vale do Itajaí. A primeira, em Gaspar, que teve a construção iniciada em junho de 2012, já está com mais de 50% dos trabalhos prontos. A segunda, em Ilhota, iniciou em dezembro de 2009 e está com 44,8% concluído e, após quase um ano parada, teve os trabalhos retomados em setembro de 2012.

Continua depois da publicidade

Seguindo dentro do cronograma previsto, a Ponte do Vale deve ser entregue à comunidade em dezembro de 2013, conforme prazos estabelecidos pela Secretaria de Planejamento de Gaspar e pelo engenheiro responsável pela obra, Marcus Alex Guimarães Castro.

Em março de 2014 deve ser inaugurada a Ponte de Ilhota, conforme previsão do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) e do prefeito de Ilhota, Daniel Bosi.

– Se Deus quiser eu ainda vou passar nesta ponte – diz o morador do Centro de Ilhota, Nelson José dos Santos de 94 anos.

Ao lado da mulher, Ana Francisco dos Santos, 86, o aposentado relembra o tempo em que ouvia promessas da construção e, com bom humor, revela entre risos o que diz, atualmente, quando lhe perguntam se a ponte vai sair: não vai sair, vai ficar ali onde ela está.

Continua depois da publicidade

O prefeito de Ilhota, Daniel Christian Bosi, define a obra como de suma importância para que a cidade deixe de ser dividida:

– O interesse das empresas de se instalarem no município é muito grande, mas a falta de obras de infraestrutura, como a ponte por exemplo, são uma dificuldade.

A secretária de Planejamento e Desenvolvimento de Gaspar, Patrícia Scheidt, diz que, a partir de agora, a obra da Ponte do Vale, que conta com 120 trabalhadores, começará a ser mais demorada, já que a fundação foi concluída e inicia a fase da superestrutura.

Leia a reportagem completa na edição impressa do Santa desta sexta-feira.