“Corrosão bastante avançada”. Essa é a constatação de uma vistoria nas pontes Colombo Salles e Pedro Ivo Campos, que ligam a região continental de Florianópolis à Ilha de Santa Catarina. A vistoria também identificou outros problemas estruturais. Cerca de 120 mil veículos passam diariamente por cada uma das pontes, segundo o governo do Estado.

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Segundo o g1 SC, o relatório foi produzido pela empreiteira Nova Engevix e publicado em dezembro de 2022. Porém, o documento só veio à tona nesta semana.

Segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o órgão propôs um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) à Secretaria de Estado da Infraestrutura (SEI) para resolver os problemas das pontes. A pasta tem 10 dias, a partir de sexta-feira (21), para informar se aceitará a proposta. O prazo inicialmente terminaria nesta semana, mas, segundo o promotor Daniel Paladino, a SEI pediu extensão para resposta.

A partir da assinatura, as obras precisam ser concluídas em 180 dias. As duas pontes, junto com a Hercílio Luz, são as únicas ligações do continente à Ilha.

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— Se não assinarem, nós tomaremos as medidas judiciais cabíveis. Podendo ser, uma delas, um pedido de interdição parcial das pontes para aliviar o peso, a sobrecarga daquelas estruturas — disse o promotor.

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Em nota, a Secretaria de Estado da Infraestrutura informou que “não existe risco iminente de um sinistro mais grave em qualquer uma das pontes” e que “as barras de aço rompidas que aparecem nas imagens divulgadas não têm mais função estrutural” (leia a manifestação completa abaixo).

Vistoria na ponte Pedro Ivo Campos (Foto: Reprodução)

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O que diz o relatório sobre as pontes

Segundo o relatório, a Ponte Colombo Salles, que liga a Ilha à região continental de Florianópolis, apresenta “corrosão bastante avançada, acompanhada de desplacamentos do concreto de recobrimento da armadura em sua face inferior”. Também foram constatadas fissuras em bordas e perda de proteção contra corrosão na área de variação da maré.

Corrosão avançada foi identificada também na Ponte Pedro Ivo Campos, que liga o continente à Ilha, “acompanhada de desplacamentos do concreto de recobrimento da armadura em sua face inferior”. “Esta armadura é responsável por manter a estabilidade do bloco face aos esforços transmitidos pelos pilares”, diz o texto.

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O que diz a Secretaria de Infraestrutura

A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) informa o seguinte a respeito de um relatório de rotina, assinado pela empresa Nova Engevix Engenharia & Projetos S/A, sobre a situação das Pontes Colombo Machado Salles e Pedro Ivo Campos:

  • 1 – A referida inspeção, divulgada amplamente nos meios de comunicação e na internet nesta semana, é de dezembro de 2022. A inspeção e o relatório são rotineiros;
  • 2 – Não existe risco iminente de um sinistro mais grave em qualquer uma das pontes que ligam o Continente à Ilha de Santa Catarina;
  • 3 – Entre 2019 e 2020, seis dos 18 blocos (os que estavam em situação um pouco mais delicada à época), que compõem as duas estruturas, foram reforçados com tirantes internos.
  • 4 – As barras de aço rompidas que aparecem nas imagens divulgadas não têm mais função estrutural para as pontes, considerando-se que os tirantes internos executados recentemente substituíram essas armaduras;
  • 5 – A SIE está avançando em processos internos para duas contratações referentes às Pontes Colombo Salles e Pedro Ivo: uma, mais complexa, para revitalização total das estruturas e não apenas para intervenções pontuais e paliativas. Na outra frente, os técnicos da Secretaria trabalham para contratação de empresa para retirada das placas da passarela da Ponte Colombo Salles, processo que conta com a parceria da Casan. A Adutora que abastece com água potável a Ilha de Santa Catarina está atrelada à Passarela;
  • 6 – O secretário Jerry Comper está em contato com o promotor de Justiça, Daniel Palladino, do MPSC, para prestar os esclarecimentos necessários. Os objetivos são comuns: dar segurança à população mediante um trabalho de revitalização TOTAL das duas pontes.

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