A ponte sobre o Rio Maruim está torta e ameaça cair no Bairro Colônia Santana, em São José.

Continua depois da publicidade

– Passo aqui todo dia e a ponte está há quase um mês assim. Muitos moradores dependem da passagem e crianças também atravessam. Está muito perigoso – diz Lucilene Sá da Silva, 42 anos, faxineira.

A passagem de madeira fica na Rua Engilberto Koerch, nos fundos do hospital psiquiátrico. Conforme moradores, o problema começou após uma enchente, que levou parte da estrutura. A ponte chegou a ser consertada, mas o rio transbordou outras vezes e a base voltou a ficar inclinada.

E a solução?

O secretário de Infraestrutura de São José, Adilson de Souza, informou que pediu à Defesa Civil uma vistoria da ponte para a interdição provisória. Ele reconhece o perigo, mas não garante que a passagem possa ser refeita antes de 2013. Conforme Adilson, a verba teria de vir pela Defesa Civil, que está sem o recurso atualmente. A alternativa para os moradores evitarem riscos é fazer um caminho maior que a travessia, pela Rua Cecília Piai.

Continua depois da publicidade

Onde cobrar

Secretaria de Infraestrutura de São José – Rua Oscarlino Romão Weber, 101, Barreiros. Fone: (48) 3281-6700. Atendimento das 7h às 12h e das 13h às 19h.