A ponte pênsil sobre o rio Mampituba que se rompeu na madrugada desta segunda-feira (20) entre Passo de Torres (SC) e Torres (RS) já havia cedido no dia de sua inauguração. O motivo, na época, foi excesso de peso, assim como na situação mais recente. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp 

A ponte foi inaugurada em dezembro de 1984 com cerca de 40 pessoas — prefeitos, secretários, moradores e um padre que faria a celebração caíram no rio, mas não houve vítimas. A estrutura é feita de madeira e cabos de aço e sua travessia é apenas para pedestres. A capacidade máxima é de 20 pessoas, segundo a prefeitura de Torres. 

Na madrugada desta segunda-feira, cerca de 100 pessoas estavam na ponte no momento da queda. Um dos cabos de aço rompeu pelo excesso de peso no lado gaúcho. Cerca de 30 pessoas foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de ambos municípios. 

Segundo o último boletim divulgado pelo Corpo de Bombeiros Militar às 14h, uma pessoa é procurada. O número chegou a ser de seis pessoas, mas não havia certeza por parte dos socorristas que elas estavam na ponte no momento da queda. 

Continua depois da publicidade

Uma festa de Carnaval ocorria próximo ao lado catarinense da ponte. Um vídeo flagrou o momento em que a estrutura se rompeu e que as pessoas caíram na água. 

Veja vídeo do momento que a ponte caiu

Leia também

Vídeo mostra momento em que ponte com dezenas de pessoas cai entre SC e RS

SC tem alerta para chuva forte, alagamentos e deslizamentos entre segunda e terça