A Ponte Santa Catarina, no bairro Itoupava Norte, em Blumenau, será reformada e ampliada. A desgastada estrutura no começo da Rua 2 de Setembro, perto do trevo da Parada 1, ganhará novo acesso para pedestres e ciclistas. O edital de licitação foi lançado e as empresas interessadas em fazer a obra devem se manifestar até o dia 14 de julho.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
A estrutura, que fica perto do Terminal do Aterro e é uma importante ligação entre os bairros Salto do Norte e Itoupava Norte, é conhecida pela trepidação que se sente ao passar sobre ela, especialmente com o vaivém de veículos mais pesados. Para pedestres e ciclistas, a sensação de insegurança é ainda maior. As placas de concreto que formam a calçada se afastaram por conta da movimentação de veículos pesados e pedaços de madeira improvisam um reforço à proteção da ponte.
Em 2018, uma reportagem do Santa mostrou também que as bases sofriam infiltrações.À época, o engenheiro Evandro Luiz Schüler analisou toda a situação e afirmou que a ponte sofria riscos:
– Não existe mais a junta elástica entre os vãos da ponte. Podemos verificar até um deslocamento da estrutura, ela precisa de um tratamento especial. Se não houver uma recuperação com o passar do tempo ela vai se degradando cada vez mais, podendo entrar em colapso – pontuou.
Continua depois da publicidade
No mês passado, o vereador Ailton de Souza, o Ito, alertou, em um documento enviado à prefeitura, sobre a necessidade de uma reforma no local devido à “deterioração da estrutura, podendo ocasionar grave acidente”. Fotos recentes mostram o estado em que ela se encontra (veja abaixo).

O secretário de Obras de Blumenau, Michael Maiochi, garante que até o momento as equipes responsáveis pela manutenção de pontes não encontraram sinais de problemas graves na Ponte Santa Catarina, mas é evidente que reparos precisam ser feitos.
A empresa que vencer a licitação terá, entre outras missões, de renovar a pavimentação, revitalizar o guarda-corpo, melhorar o sistema de drenagem e consertar fissuras na parte de sustentação. A trepidação deve acabar com a reforma. A atual passarela será removida e dará lugar a uma espécie de segunda ponte, mas menor (com cerca de cinco metros de largura) e exclusiva para ciclistas e pedestres.

Se tudo ocorrer conforme o previsto, a empresa selecionada inicia os trabalhos ainda neste ano. Ela terá 12 meses para concluir a obra, que será a primeira do projeto Corredor Norte. O gasto máximo previsto pelo edital é de R$ 3,4 milhões, financiados pelo Banco do Brasil.
Continua depois da publicidade
Leia também
> Duplicação da Ponte Adolfo Konder chega à reta final em Blumenau; veja como ficará o trânsito.
> Blumenau supera 100 mil vacinados em 1ª dose contra a Covid-19 em momento de alto contágio.