O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) irá demolir a ponte interditada na BR-470 em Pouso Redondo. A decisão do órgão saiu nesta segunda-feira (16) após uma reunião entre o novo superintendente do órgão Alysson Andrade com engenheiros e autoridades do Alto Vale do Itajaí. 

Continua depois da publicidade

> Clique aqui e receba notícias do Vale do Itajaí pelo WhatsApp

A princípio a ideia era recuperar a estrutura já existente, que apresentou rachaduras em um dos pilares de sustenção. O governo Federal não explicou o que levou a mudança nos planos, mas disse que irá construir uma nova ponte maior, mais larga e com capacidade de peso superior. 

Valores e prazos ainda são questões sem respostas. 

De acordo com o Dnit, o projeto “ainda está sendo desenhado pela autarquia. Além disso, serão reaproveitados materiais da antiga estrutura, como as passarelas metálicas para pedestres, que serão instaladas em outras pontes”. 

Continua depois da publicidade

Veja também > Ministro põe interdição da BR-470 na conta de chuvas que vieram depois

Leia ainda > BR-470 tem um histórico de pontes com estrutura de dar medo

Relembre o caso 

A ponte sobre o Rio das Pombas, no Centro de Pouso Redondo, está interditada desde o dia 25 de abril. Imagens mostram rachaduras em um dos pilares de concreto e as ferragens expostas. A estrutura chegou a ficar fora de nível. Uma vistoria técnica mostrou a necessidade urgente de parar o fluxo de veículos na região. 

Duas rotas alternativas por dentro da cidade foram abertas, levando transtorno à comunidade e também aos motoristas, que precisaram enfrentar o trânsito em meia-pista. Uma semana depois o Exército concluiu a instalação de uma ponte provisória metálica, que dá conta do fluxo pesado para quem segue em direção a Curitibanos. 

Quem está em indo para o Litoral ainda precisa passar por dentro da área urbana de Pouso Redondo. Prefeitura e Dnit chegaram a um acordo para dividir os custos com manutenção das vias enquanto a nova ponte não fica pronta. A prefeitura fará o serviço de drenagem e o governo Federal deve aplicar o asfalto. 

Leia também

> Médicos de Blumenau ganharão mais por hora extra, planeja município

Continua depois da publicidade

> Frio intenso, chuva congelada, neve e ciclone: veja previsão do tempo para SC