Por enquanto, só para pedestre. Fechada para manutenção há cerca de nove meses, a antiga ponte de madeira da Rua Arnold Hemmer permanece interditada para veículos e, segundo o presidente da Associação de Moradores, Gilson Hammes, sem nenhuma previsão de voltar a funcionar normalmente. Ele afirma que no mês passado a comunidade recebeu a informação de que a prefeitura não teria recursos para custear a obra, pelo menos ainda este ano.

Continua depois da publicidade

– Até agora segue indefinida. Os moradores estão indignados – relata Gilson.

De acordo com o presidente, na próxima semana vai ocorrer uma reunião entre eles e a prefeitura, em que se discutirá também outra demanda do bairro: a pavimentação da Rua Arnold Hemmer. Dependendo do resultado, prometem bloquear a estrada em protesto.

– Estão sempre empurrando para frente. É muito tempo para uma obra que não é tão complicada assim – critica.

Sem acesso pela ponte, carros e motos que vêm pela Rua Heinrich Hemmer, por exemplo, desde outubro são obrigados a ir até a BR-470 e fazer o retorno pelo trevo. O desvio aumenta a viagem em cerca de meia hora.

Continua depois da publicidade

– A ponte é muito usada pelos moradores. Mas nunca dão prazo de quando será consertada – comenta Maria Dognini, que passa por ali todas as manhãs a caminho do trabalho.

E agora?

Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Rafael Jansen, não há prazo para o início das obras, que ainda não começaram por falta de recursos financeiros. A prefeitura discute também o que deve ser feito no local: se a reforma da atual estrutura ou a construção de uma nova ponte.

Jansen afirma que a ponte teve de ser fechada aos veículos para que os problemas estruturais não se agravassem. Ele garante que o município continua em busca dos recursos para o serviço.