Começaram, nesta segunda-feira (1º), os reparos emergenciais na ponte de madeira que liga os municípios de Tubarão e Laguna, no Sul do Estado. A passagem, localizada na Rodovia Ageu Medeiros, está bloqueada há quase duas semanas por condições perigosas para o tráfego de veículos.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

De acordo com a prefeitura de Tubarão, a ponte será refeita toda em madeira neste primeiro momento. Isto porque a rodovia Ageu Medeiros está em obras de pavimentação asfáltica e o projeto prevê uma travessia de concreto no local.

Acidente deixa ciclista gravemente ferido no Sul de SC

Dessa forma, a estrutura provisória vai auxiliar a empreiteira responsável pelas obras, além dos produtores rurais da região.

Continua depois da publicidade

Os trabalhos estão sendo realizados pela Secretaria de Agricultura e Interior de Tubarão. Durante a remoção das madeiras, foi constatado que algumas vigas estavam podres. Nesta terça (2), novas vigas serão instaladas no local e a expectativa é de que o tráfego de veículos possa ser retomado ainda nesta semana.

Laudo apontou condição alarmante da ponte

Conforme o laudo técnico emitido pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Laguna, a ponte passou por graves danos estruturais causados pelo tráfego de veículos pesados, deixando a passagem em ‘condição alarmante’.

Ainda segundo o órgão, a deterioração da ponte apresenta riscos elevados à segurança dos usuários e ao meio ambiente, uma vez que a ponte está localizada em uma Área de Preservação Permanente (APP).

Com isso, a travessia de veículos foi interrompida no dia 19 de março após uma vistoria da Defesa Civil de Laguna e Tubarão.

Continua depois da publicidade

Leia também

Confira os trechos da BR-101 Sul bloqueados para obras

Telas da “Via Sacra” originárias do século 19 são restauradas no Sul de SC

Cidade de SC terá ônibus gratuito com horários especiais durante comemoração de aniversário