Em finais de semana e feriados, o acesso à Ponte Hercílio Luz será exclusivo para pedestres e ciclistas. É o que determina um decreto do prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, publicado no Diário Oficial Eletrônico nesta quarta-feira (8). A passagem de veículos (inicialmente, apenas ônibus) ocorrerá apenas nos dias úteis.
Continua depois da publicidade
A exceção poderá ser a Linha de ônibus Ponte Viva. O decreto prevê a possibilidade de liberação desse ônibus e de outros serviços especiais aos finais de semana, dependendo de autorização da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana, “em sistema de via compartilhada e de baixa velocidade, desde que observada a eficiência operacional e estrita segurança dos pedestres”. Se, por exemplo, a ponte estiver tomada de pessoas, como dias seguintes à reabertura, a circulação de ônibus não será permitida.
O decreto 21.075 dispõe sobre a “continuidade do projeto Ponte Viva – Hercílio Luz para as Pessoas”. No artigo 7º, parágrafo 1º, o texto prevê o uso apenas de pedestres e ciclistas:

O decreto também descreve e delimita espaços chamados Boulevard Luz, nas cabeceiras continentais e insular da Ponte Hercílio Luz.
O Boulevard Luz Insular compreende a área situada entre a intersecção da Rua Felipe Schmidt com a Praça José Mauro da Costa Ortiga e a Rua Jornalista Assis Chateaubriand até a ponte, assim como o trecho da Alameda Adolfo Konder até a Almirante Lamego e os espaços lindeiros ao Parque da Luz.
Continua depois da publicidade
O Boulevard Luz Continental inclui os espaços públicos da Avenida Governador Ivo Silveira, entre o acesso à ponte, o viaduto Presidente Kennedy até a intersecção com a Rua General Eurico Gaspar Dutra e a Praça Alziro Luz.
Os Boulevard deverão observar como prioridade a valorização das pessoas, apropriação dos espaços públicos, integração do transporte coletivo e maximização do desenvolvimento das atividades de lazer, esportivas, culturais e turísticas.
A ponte segue em obras até março. Por isso, a visitação é liberada apenas das 7h às 22h, e o acesso neste momento ocorre apenas pela cabeceira insular, em função da retirada de estruturas provisórias na cabeceira continental. A liberação para travessia de ônibus do transporte coletivo, inicialmente prevista para 13 de janeiro, só deve acontecer dia 27, começando exatamente pela Linha Ponte Viva.
Assista ao reencontro de Roberto Alves com a Ponte Hercílio Luz:
Roberto Alves: "Essa é minha cidade. Essa é minha terra. Eu não poderia estar fora desse momento. Uma senhora passou mão na minha cabeça e disse: chora, chora bastante. Eu, como manezinho, pensei que não viveria esse dia" pic.twitter.com/ZnfVxy1G0f
— aovivodc (@aovivodc) December 30, 2019Continua depois da publicidade