A implantação do sistema de transporte coletivo BRT (Bus Rapid Transit) na Grande Florianópolis vai começar em 2017, com a ligação entre São José e a parte continental de Florianópolis. Em etapa posterior, o acesso à Ilha será feito pela tradicional ponte Hercílio Luz, hoje em recuperação, que será exclusiva para ônibus.

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O projeto foi apresentado na tarde desta quarta-feira pelo superintendente de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis, Cassio Taniguchi em coletiva de imprensa na Secretaria de Estado do Planejamento. A modelagem da infraestrutura do sistema de transporte público da região metropolitana é resultado de estudos da empresa TPI por meio de procedimento de manifestação de interesse (PMI) lançado pelo Governo do Estado em outubro de 2015.

Cássio Taniguchi é o superintendente de Desenvolvimento da Região Metropolitana. Foto: Marco Favero / Agencia RBS

Estão previstos 87 quilômetros de linhas com BRTs na Grande Florianópolis, dos quais 52 quilômetros com previsão de implantação até 2020, 11 terminais e 103 estações de passageiros. Cassio garante que a obra começa no ano que vem, com a ligação entre São José e a Capital. A etapa entre 2017 e 2020 tem custo estimado em R$ 1,3 bilhão, dos quais metade seriam pagos pelo consórcio responsável pela implantação e metade pelo governo do Estado, que busca financiamento do BNDES. A tarifa do BRT ainda não está definida.

A proposta estará disponível ao público no site da Secretaria de Estado do Planejamento a partir de quinta-feira, no período de 30 dias. O objetivo é colher sugestões antes da publicação do edital para a licitação da implantação, operação conservação e manutenção da infraestrutura do sistema de transporte público na região metropolitana de Florianópolis, que ocorrerá por meio de parceria público privada na modalidade concessão administrativa.

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