As obras de restauração da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, entram em uma nova fase. Nesta quinta-feira, às 10h, será realizado o processo de montagem da nova estrutura com a colocação da primeira barra de olhal e troca das rótulas.

Continua depois da publicidade

De acordo com o engenheiro do Deinfra e fiscal da obra, Wenceslau Diotallévy, as barras fazem a sustentação da ponte.

— Vamos começar a operação colocando as barras a partir do vão central. Ao todo, 360 barras serão instaladas — explica.

Serão trocadas, também, as rótulas, que são as estruturas que fazem a ligação da torre com a fundação. O trabalho será realizado pelo mar. Além disso, será necessário o levantamento da torre principal em três centímetros, segundo o Deifra.

Para a realização dos trabalhos, a Capitania dos Portos solicita que a navegação no local seja feita somente pelo vão central, no período das 10h às 12h desta quinta-feira. O trânsito de veículos nas imediações não será alterado.

Continua depois da publicidade

A próxima etapa da obra será a instalação dos pendurais. Essas estruturas fazem parte do vão central e sustentam a treliça a partir das barras de olhal.

Sem as barras pela primeira vez em 91 anos

Em novembro de 2017, a Hercílio Luz teve a alteração mais simbólica desde a inauguração em 1926: as torres foram separadas das barras de olhal que as sustentaram nos últimos 91 anos. Neste período até a instalação das novas barras, a ponte ficou estaiada, ou seja, presa por cabos.

Ao todo, a ponte deve receber cerca de 2 mil toneladas de metal novo, o que representa aproximadamente 40% da atual estrutura. A conclusão da restauração está prevista para o final de 2018.

Leia mais notícias da Grande Florianópolis