Depois de quase três décadas, a ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, está apta a voltar a receber o tráfego de veículos. A estrutura foi aprovada no último teste de carga, realizado entre a noite desta quarta-feira e a madrugada desta quinta (19). A reabertura da ponte está marcada para o dia 30 de dezembro, daqui a pouco mais de 10 dias.
Continua depois da publicidade
No último teste de cargas, foram enfileirados 48 caminhões com 20 toneladas cada em cima da ponte. Eles estavam carregados com argila, terra, brita e material de entulho. Foram 960 toneladas de peso ao mesmo tempo, o que representa aproximadamente 80% da carga máxima projetada para a ponte.
O teste começou por volta das 18h30min desta quarta, com os primeiros caminhões entrando na pista. Tanto na parte insular quanto na continental, populares acompanharam a movimentação e relataram emoção com a proximidade da reabertura do cartão-postal. O teste de cargas foi finalizado por volta das 2h30min, segundo o governo do Estado. Os últimos caminhões deixaram a estrutura por volta das 3h30min.
Conforme o governo estadual, nos próximos dias a ponte Hercílio Luz receberá os retoques finais antes da reabertura. Estão previstos o término da instalação dos guarda-corpos, a sinalização viária e a iluminação funcional. A iluminação cênica ainda está em processo licitatório e deve ser instalada até março do ano que vem.
— É uma reaproximação da sociedade com essa fantástica ponte de Santa Catarina, que é um patrimônio histórico. É um processo de devolução para os catarinenses. O nosso contrato vai até dia 23 de março do ano que vem, coincidentemente aniversário da Capital, e a gente quer fazer todo esforço para até lá a iluminação cênica esteja pronta para que as pessoas possam apreciar esse grande monumento — disse o governador Carlos Moisés (PSL), que acompanhou o teste de cargas.
Continua depois da publicidade

O secretário-adjunto de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, destacou que o teste de carga é uma etapa fundamental para a reabertura e que a intenção era certificar a segurança da ponte para a liberação em 30 de dezembro.
— Após essa certificação, faremos a complementação dos serviços de engenharia, inclusive com a iluminação cênica. A partir daí, será planejada a ocupação do seu entorno, de modo a trazer desenvolvimento para toda a região — disse Thiago Vieira.
Ações após a reabertura
A liberação oficial da Hercílio Luz reformada está prevista para o dia 30 de dezembro, em evento que começa às 10h. Até o dia 5 de janeiro, estão previstos eventos abertos para o público e com a travessia da ponte liberada apenas para pedestres e ciclistas.
Durante esse período uma nova linha de ônibus circular vai fazer a ligação gratuita entre o Centro da Ilha e a cabeceira da ponte, no Parque da Luz, para estimular o passeio de moradores e turistas no cartão-postal catarinense.
Continua depois da publicidade
O tráfego de veículos vai começar no dia 13 de janeiro com linhas de transporte público, enquanto os carros particulares devem passar a usar a Hercílio Luz somente no segundo semestre de 2020, em um esquema que ainda está sendo planejado pela prefeitura de Florianópolis.
Confira mais fotos do teste:




Confira o vídeo que explica o movimento natural na ponte Hercílio Luz:
Veja mais:
Catarinenses se reúnem para acompanhar teste de carga na Ponte Hercílio Luz