A Prefeitura de Florianópolis informou nesta quarta-feira (8) que irá alterar o itinerário de 16 linhas de ônibus para a Ponte Hercílio Luz, assim que a estrutura for entregue. Conforme o último prazo determinado pelo governo do estado, as obras de reforma devem terminar até o fim de dezembro deste ano.

Continua depois da publicidade

De acordo com a prefeitura, essas linhas são responsáveis por transportar cerca de 40 mil pessoas por dia, que fazem o trajeto entre a Ilha e o Continente. A mudança faz parte de um projeto gradativo de ocupação da via, batizado de Ponte Viva. Além dos ônibus, o objetivo do município é priorizar também o tráfego de pedestres e ciclistas pela estrutura.

O uso por automóveis também está sendo cogitado. No entanto, a ideia é que apenas veículos que transportem mais de uma pessoa sejam habilitados a passar pela Ponte Hercílio Luz. Essa possibilidade será avaliada num momento posterior, já que poderá ser necessária a instalação de radares, para garantir o cumprimento da medida, se ela for implantada.