89 anos nesta mesma data, debaixo de chuva torrencial, era inaugurada a primeira travessia entre a Ilha de Santa Catarina e o continente. Símbolo da modernidade, a ponte Hercílio Luz contribuiu para consolidar Florianópolis como capital de Santa Catarina e impulsionar o seu crescimento. Danos na estrutura da ponte e a carência de manutenção, contudo, fizeram com que ela permanecesse interditada para tráfego por 30 anos – quase um terço de sua existência. Os frequentes atrasos na entrega da reforma aumentam o risco de a ponte entrar em colapso e frustram a população, que deseja rever o seu principal cartão-postal em atividade.

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::: American Bridge dá continuidade às conversas para restaurar a estrutura da Hercílio Luz

Desde 1997, foram pelo menos quatro grupos contratados para realizar etapas da reforma e R$ 113 milhões investidos. Em agosto do ano passado, o governo do Estado rescindiu o contrato com o consórcio liderado pela Espaço Aberto – à frente da reforma desde 2008. Em fevereiro deste ano, após duas empresas desistirem de assumir a obra, o governo estadual fechou contrato com a Empa, do grupo português Teixeira Duarte, para a execução das obras emergenciais da ponte.

A obra está em andamento, e a empresa tem cinco meses para levantar as quatro torres que irão sustentar a ponte para sua posterior reforma completa. O contrato desta etapa é de R$10,3 milhões.

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Segundo o presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Wanderley Agostini, as obras estão dentro do cronograma, e o prazo de entrega para outubro será cumprido:

– Temos conversado com a diretoria da empresa que nos deixou muito tranquilos em relação ao prazo contratual. Até porque essa etapa não pode ser prorrogada, por ser a fase de emergência – diz.

Enquanto isso, o governo do Estado está em negociação com a empresa American Bridge, a mesma que construiu a ponte na década de 1920, para viabilizar a reforma na estrutura completa. A companhia deve apresentar uma proposta de trabalho e orçamento dentro de 30 dias. O governo estadual tem R$ 130 milhões de financiamento do BNDES reservados para investimento nesta etapa decisiva.

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Em comemoração ao aniversário da ponte, o Diário Catarinense resgatou um pouco da história do monumento através de pessoas que tem uma ligação especial com ela.