Está prometido para este fim de semana o fim de uma novela, a reforma da ponte sobre o Rio Uruguai em Iraí, na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina. A travessia fica na na BR-386. Essa, pelo menos, é a previsão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A estrutura apresentou problemas em novembro de 2013, quando foi detectado o desgaste das juntas de dilatação da pista.

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Após vistorias do DNIT e da empresa Sogel foi constatado, em setembro de 2014, problemas também na base de um pilar. Isso tornou necessária a contratação de mergulhadores para a realização dos serviços dentro da água, ampliando o prazo para a recuperação.

Os operários da empresa contratada de forma emergencial têm trabalhado nos complementos dos blocos. Segundo engenheiros do DNIT, os serviços já estão 99% concluídos. Até o final da semana a equipe finaliza a concretagem de um dos blocos e desmobiliza a estrutura do canteiro, encerrando a recuperação da ponte.

Durante o período de recuperação, a travessia – com mais de um quilômetro de extensão – precisou ser bloqueada várias vezes para garantir a segurança dos motoristas e dos trabalhadores. Entre os desafios diários enfrentados pelos operários ao longo da execução dos serviços estão a falta de visibilidade por causa da água turva, a forte correnteza (com velocidade média de 10 a 12 km/h) e o elevado nível do rio. O DNIT reforça que foram investidos nos reparos R$ 7,8 milhões.

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As medidas de segurança foram tomadas depois que um morador gravou um vídeo que mostra a construção balançando.

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Assista ao vídeo gravado por um internauta: