Uma ponte de madeira foi interditada pela Defesa Civil no último sábado na comunidade Braço do Norte em Itapoá. O órgão avaliou que a medida precisava ser tomada para resguardar a segurança das pessoas e dos veículos que passavam pelo local. Na tarde de ontem, engenheiros da prefeitura também realizaram uma avaliação da estrutura.

Continua depois da publicidade

A ponte já vinha assustando os moradores da região pelas condições estruturais. Os pilares de sustentação da ponte estão comprometidos e mesmo assim as pessoas continuavam passando pelo local. A ponte chegava a balançar e as tábuas até se levantavam quando os veículos trafegavam pela estrutura.

Na semana passada, a reportagem da NSC TV Joinville mostrou que um ônibus escolar passava diariamente pela região e precisava parar para as crianças descerem do veículo antes de atravessar a ponte. Para garantir a segurança de todos, o motorista preferia pedir para os cerca de 15 alunos passarem à pé para depois ele conduzir o ônibus sozinho até o outro lado. Em seguida as crianças e adolescentes embarcarem novamente para seguir caminho.

Ponte está em más condições
Ponte está em más condições (Foto: Salmo Duarte, A Notícia)

Segundo os moradores da região, a prefeitura não realiza nenhuma manutenção na ponte há bastante tempo. A única intervenção seria a troca pontual de algumas tábuas. A auxiliar de serviços gerais, Cláudia de Oliveira, contou que na semana passada a situação foi ainda pior por causa da chuva. As crianças precisaram embarcar no ônibus ainda mais longe, já que o entorno da ponte estava alagado.

O auxiliar de serviços gerais Valmir Joaquim é outro morador que já se mostrou preocupado com a situação da ponte. Ele vive há 30 anos na comunidade e diz que nunca viu a estrutura em uma situação tão ruim como a atual, a ponto de cair a qualquer momento.

Continua depois da publicidade

— Eu espero que ela caia sozinha e não tenha ninguém. Agora vai que essa ponte cai e ainda machuca alguém? — questionou.

Ponte fica na região do Braço do Norte
Ponte fica na região do Braço do Norte (Foto: Salmo Duarte, A Notícia)

Prefeitura anuncia obras

A secretária de obras de Itapoá, Stefani Liara de Castilho, chegou a admitir que a ponte apresenta risco e na manhã de ontem o prefeito Marlon Neuber anunciou obras preventivas na estrutura. Segundo ele, o município está trabalhando para realizar a compra de madeiras para a ponte.

— É o que o município consegue fazer. Vamos licitar a madeira e o pessoal da Secretaria de Obras vai executar a nova ponte. Não é o ideal porque aquela região tem tráfego de caminhões que escoa a produção de arroz e banana — explicou.

O prefeito também garantiu que está pleiteando uma ponte pré-moldada em concreto junto a Defesa Civil do Estado. No entanto, ele diz que o órgão tem essa estrutura para doar apenas em uma situação de emergência e não como prevenção, que seria o caso da ponte interditada em Itapoá.

Continua depois da publicidade

Enquanto não é possível ter a estrutura de concreto, o município vai fazer uma nova de madeira. Marlon Neuber afirmou que a obra deve começar em 15 a 20 dias, assim que o pregão para aquisição das madeiras seja concluído. A construção da estrutura deve durar 15 dias.

Durante o período em que a ponte estiver interditada, os estudantes que passam de ônibus pelo local terão de fazer uma rota alternativa para chegar à escola.