A ponte que liga a rodovia Jorge Lacerda à BR-470 em Ilhota e servirá para substituir a balsa está 60% concluída. O secretário de Transportes e Obras Antônio Carlos Russi afirma que o ritmo de trabalho está avançado e que se continuar desta maneira a estrutura será inaugurada ainda neste ano.
Continua depois da publicidade
As obras começaram em 2009, foram paralisadas em 2011 devido a impasse jurídico entre Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) e Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) em 2011 e retomadas quase um ano depois. Desde então, a construção da ponte segue normalmente e os moradores da região esperam que a travessia possa agilizar o tráfego, além de impulsionar o desenvolvimento econômico da região, principalmente no Morro do Baú.
O tráfego da ponte deverá ser de 6 mil veículos por dia, beneficiando moradores da margem esquerda do município, que atualmente usam a balsa para se deslocar ao Centro de Ilhota. Ela terá 482 metros de comprimento. De acordo com Russi, a base de asfalto do acesso à BR-470 está pronta, mas falta colocar as vigas no meio do rio, finalizar a rótula da margem direita e as obras na calha do rio.
– Os trabalhadores já estão na colocação do quinto pilar dentro do rio. É difícil falar em data, mas se os trabalhos continuarem como estão a ponte estará pronta até o fim do ano – comenta o secretário.
Essa é a primeira ponte sobre o Itajaí-Açu em Ilhota. O investimento é de R$ 32 milhões.
Continua depois da publicidade