A conclusão das obras da ponte Anita Garibaldi, em Laguna, no Sul de Santa Catarina, vai atrasar novamente. Pelo menos essa é a informação do presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Conclusão das Obras de Duplicação da BR 101/Sul, deputado federal Ronaldo Benedet (PMDB). Previstos para serem entregues na data final do prazo contratual, 15 de maio, os trabalhos na ponte seguem em ritmo lento e só devem terminar em julho.

Continua depois da publicidade

A Direção do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) não confirma nem desmente a afirmação do deputado federal, mas diz que o superintendente regional, Vissilar Pretto, e o chefe de engenharia, Alysson Andrade, estiveram essa semana em Brasília para discutir a questão e aguardam a definição quanto ao repasse de recursos.

A assessoria do Consórcio Camargo Corrêa, construtora da obra, ainda investiga o assunto e espera uma posição dos responsáveis para se manifestar.

::: Especial Ponte de Laguna: uma gigante com nome de guerreira

Continua depois da publicidade

::: Desnível corrigido e metades unidas: ponte está 94% concluída

Atraso seria por falta de repasse

De acordo com Benedet, a verba de R$ 69 milhões necessária para os 3% finais de construção não foi liberada para o consórcio responsável. Em reunião nesta quinta-feira em Brasília com o secretário executivo do Ministério dos Transportes, Edson Giroto, Benedet foi informado de que os repasses estão parados no Ministério da Fazenda por questões administrativas.

Ainda segundo Benedet, apesar de os trabalhos não estarem paralisados, seguem em ritmo lento até a liberação dos recursos, previstos para a segunda semana de maio. Após a regularização, serão necessários 45 dias para a obra ser entregue, o que deve ocorrer em julho caso o pagamento seja feito na data prevista.

Por meio da assessoria de imprensa, o Ministério da Fazenda afirmou que “não possui esse nível de detalhe” sobre o repasse de verbas para a Ponte de Laguna.

Continua depois da publicidade