A ponte da Estrada Quiriri sobre o rio Cubatão foi interditada na manhã desta sexta-feira em Joinville. A decisão foi tomada após vistoria realizada por técnicos da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Defesa Civil de Joinville e Subprefeitura Distrital de Pirabeiraba.

Continua depois da publicidade

O motivo foi o rompimento de quatro longarinas de madeira pela passagem de veículo com excesso de carga. Longarinas são as vigas principais que formam a estrutura da ponte, onde são instaladas as peças que formam o tabuleiro carroçável.

Segundo o engenheiro Emerson Luiz Pagani, da Unidade de Obras da Seinfra, a intedição foi necessária como medida preventiva para evitar acidentes aos usuários, já que é temporada de verão e o local atrai muitos banhistas. A ponte cruza o rio Cubatão ligando o Quiriri de Baixo com o Quiriri de Cima.

Para garantir que nenhum veículo se acidente, as duas cabeceiras da ponte foram fechadas com pedras e placas.

— Ficamos surpresos com o rompimento das vigas, pois no final do ano a ponte passou por manutenção e teria uma vida útil de até três anos. Hoje, em vistoria de rotina, nos deparamos com as vigas quebradas — explicou o engenheiro Emerson Pagani.

Continua depois da publicidade

Os trabalhos de reparação serão iniciados na segunda-feira pela Seinfra e subprefeitura com previsão de conclusão no mesmo dia ou no máximo até terça-feira. Durante esse período de manutenção, os motoristas devem usar rotas alternativas de circulação nesta região.

A ponte tem cerca de 60 metros estruturada em oito vãos de sete metros. Além da substituição das peças serão desmontados e remontados o tabuleiro e as corredeiras laterais.