A ponte Colombo Salles, em Florianópolis, está fechada para o tráfego de veículos desde o início da manhã deste sábado (27), para obra de recuperação num dos blocos da estrutura. O trânsito da saída da Ilha foi desviado para duas faixas da ponte Pedro Ivo, que opera em dois sentidos.
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Conforme a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, responsável pela operação, a previsão é de que a mudança seja mantida até a segunda-feira (29), às 5h.
O fechamento da Colombo Salles ocorreu por volta das 7h deste sábado. Por cerca de 10 minutos, a saída da Ilha de Santa Catarina chegou a ficar bloqueada, para o início da operação de desvio, o que gerou filas.
A situação é acompanhada pela Polícia Militar e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), presentes nas cabeceiras insular e continental.
O bloqueio da ponte Colombo Salles foi feito com cones. Eles impedem que os motoristas acessem a estrutura e o conduzem para a ponte Pedro Ivo Campos. Na Pedro Ivo, os cones também fazem a divisão entre as pistas na faixa central.
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Comandante do 4ºBPM, o tenente-coronel Dhiogo Cidral reforça que os motoristas tenham atenção ao trafegar pelo trecho e diminuam a velocidade, sobretudo na entrada e na saída da ponte, onde estão os desvios.
A situação do trânsito é acompanhada pela PRF e pela PM, tanto no continente, na Via Expressa, quanto na saída da Ilha de Santa Catarina, já que há previsão de formação de filas.
Caso haja a necessidade, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade informou que a Ponte Hercílio Luz poderá ser utilizada para auxiliar na fluidez do trânsito.
Laudo apontou necessidade de recuperação emergencial
A obra de recuperação emergencial da Colombo Salles e da Pedro Ivo, no acesso à Ilha, iniciou no dia 1º de junho, após um laudo técnico apontar a deterioração dos blocos de sustentação das pontes.
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As intervenções serão feitas em três blocos em cada ponte, começando pela Colombo Salles. Na Pedro Ivo, as intervenções estão previstas para começar em agosto.
O desvio é necessário para fazer as perfurações nos blocos. Neste fim semana, o trabalho está concentrado no bloco 4 da ponte Colombo Salles.
Segundo o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, este era o bloco mais comprometido da estrutura.
O tratamento emergencial dos blocos será realizado com a técnica de reforço com barras dywidag (protensão com barras de aço especiais). Com as novas barras, a capacidade resistente de cada bloco será aumentada e as cargas atuantes na ponte serão transmitidas às estacas de fundação. O cronograma para a conclusão da obra é de seis meses.
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