Comparada à cidade de Vale Real (RS), segunda colocada no Atlas da Exclusão Social no Brasil: Dez Anos Depois, Pomerode é superior em cinco dos sete índices avaliados. Entre os dados que levaram o município ao topo da pesquisa com a média de exclusão de 0,842 estão violência, alfabetização e pobreza (confira abaixo).
Continua depois da publicidade
Os números foram retirados do Censo Demográfico do IBGE de 2010. A exceção são as estatísticas sobre violência, que vieram do Sistema de Informações de Mortalidade, do Ministério da Saúde.
Leia também
::: Os números que fazem de Pomerode a cidade mais igualitária do Brasil
Continua depois da publicidade
::: Vale do Itajaí tem oito cidades entre as mais igualitárias do Brasil
Todas as informações foram transformadas em índices de 0 a 1, sendo que as piores condições de vida equivalem aos valores próximos de 0 e as melhores correspondem aos valores próximos de 1.
::: Os números que fazem de Pomerode a cidade mais igualitária do Brasil
Para a secretária de Educação de Pomerode, Joana Wachloz, vários fatores colaboraram para a alfabetização ser destaque:
– Fazemos avaliações constantes no ensino fundamental reconhecendo professores que têm mais de 90% da turma alfabetizada. Além disso, temos apoio da comunidade para cobrar os alunos e nosso índice de evasão escolar é de 0,21%.
Continua depois da publicidade
Atualizados, os números se mostram superiores. No Censo de 2010, 2% da população era analfabeta e hoje a estimativa é de 1,67%. A melhora, segundo a secretária, pode ser justificada pelo de fato de Pomerode aplicar 32% dos recursos na Educação, enquanto a média é de 25%.
Mas apesar de ter alta alfabetização, o índice de escolaridade (0,499) de Pomerode é baixo. Joana reconhece que o maior desafio é incentivar a permanência de alunos com idade entre 17 e 18 anos.
– Eles preferem encarar o mercado de trabalho a se dedicar aos estudos e acabam fazendo o caminho inverso ao recomendado. Hoje cerca de 20 a 30% dos alunos não concluem o ensino médio.
Continua depois da publicidade
Índices de Pomerode
Emprego – 0,923
Pobreza – 0,977
Desigualdade – 0,824
Alfabetização – 0,978
Escolaridade – 0,499
Juventude – 0,689
Violência – 1