Dizem que o brasileiro é, por natureza, apaixonado por carros. E os números comprovam isso. O Brasil é o quarto maior mercado automotivo do mundo. E a paixão verde-amarela pelas quatro rodas passa de geração a geração. Dos carros 0km às raridades do século passado. A quantidade de fãs das antiguidades é grande. E a maioria deles se reunirá neste fim de semana, no Parque Municipal de Eventos de Pomerode, para a 10ª edição do Encontro de Veículos Antigos. A festa contará com modelos clássicos, esportivos, jipes, caminhonetes, pickups, nacionais e importados.

Continua depois da publicidade

Como o encontro completará uma década, a organização prepara uma festa diferente. Como nas edições anteriores, os amantes de carros poderão entrar em um túnel do tempo e acompanhar a evolução da indústria automobilística. Os expositores, porém, terão um motivo a mais para participar do evento. Para celebrar a data, os organizadores premiarão os melhores carros, na avaliação de juízes. Ao todo, 15 prêmios serão distribuídos.

– É a primeira vez que a gente faz essa premiação – comenta Edemar Voigt, um dos organizadores.

A expectativa da direção é que cerca de 450 veículos sejam expostos no encontro e que o público seja de 5 mil pessoas.

Continua depois da publicidade

– Acima de tudo, o evento é cultural. Muitas pessoas não viram e outras nem sequer sabem que existe esses tipos de carro – completou Voigt.

Blumenauense estará entre os expositores

Entre os expositores estará o blumenauense Gerson Gebien, 41 anos. Apaixonado por carros antigos desde a adolescência, conquistou o “primeiro amor” em 1993: um Aero Willys, de 1968. De lá para cá, a paixão aumentou. E o acervo também. Atualmente, tem na garagem quatro relíquias: um Aero Willys, de 1963; um Landau Limousine, de 1979; um Ford, de 1941, e um Impala, de 1962.

O último modelo é o amor mais recente. Gebien o adquiriu em dezembro de 2012. O carro é modelo Low Rider, por isso chama a atenção pela cor roxa e o sistema de suspensão hidráulico-elétrico, que faz o carro literalmente pular.

Continua depois da publicidade

– Cada um tem a própria loucura. Essa é a minha – brinca, ao explicar a paixão pelos modelos antigos sob quatro rodas.

Aos fins de semana, Gebien encosta o Chrysler PT Cruiser, carro que ele e a esposa usam no cotidiano, na garagem e dá espaço para os amores antigos. Ao lado da mulher e das duas filhas, vai ao supermercado, visita os amigos e curte normalmente o fim de semana. Mas à moda antiga.

Programação

Sábado

– 9h: abertura ao público

– 12h: almoço com comida típica germânica

– 19h: fim das visitações e coquetel de confraternização dos expositores e premiação de veículos

Continua depois da publicidade

Domingo

– 8h: abertura à visitação

– 12h: almoço com comida típica germânica

– 17h: encerramento

Serviço

10° Encontro de Veículos Antigos de Pomerode, sábado e domingo, no Parque Municipal de Eventos de Pomerode. Ingressos custam R$ 5.