Com pouco mais de 34 mil habitantes, Pomerode é o grande expoente da colonização germânica no Brasil – não à toa, é considerada a cidade mais alemã do país, e todos os dias pode-se notar a influência do país europeu na vida dos habitantes do município, localizado no Vale do Itajaí.

Continua depois da publicidade

Mas Pomerode não é destaque nacional apenas pela forte identificação com a cultura alemã. A cidade está entre as 10 melhores do Brasil em qualidade de vida e igualdade social. Cerca de 99% das crianças são alfabetizadas, e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,78, acima da média nacional.

> Supermercados, cooperativas e mais: os setores que cresceram no Estado

A principal atividade econômica da cidade é a indústria: mais de 50% do PIB do município resulta deste setor, e cerca de 40% dos trabalhadores formais atuam no ramo industrial.

Uma das principais empresas do setor instalada na cidade é a Netzsch do Brasil. Filial brasileira do grupo alemão “Erich Netzsch Holding”, que tem sede na Bavária e filiais em 35 países, a instituição chegou à cidade em 1973 e hoje é líder mundial em produção e exportação de bombas helicoidais.

Continua depois da publicidade

A Netzsch é uma empresa de extrema importância para a economia e o desenvolvimento da região. Responsável por 8% do PIB e 5% dos empregos formais da cidade, é uma das três maiores empregadoras do município.

Uma empresa que cresce

Com mais de 800 funcionários, a Netzsch do Brasil é a maior filial do grupo em todo o mundo. Além da fábrica em Pomerode, a empresa possui instalações de vendas e serviços distribuídas em 8 estados, além da filial de exportação para as Américas.

Desde a fundação em Pomerode, em 1973, o Grupo Netzsch vem expandindo sua produção para outros mercados, estabelecendo unidades em países como China, Índia e Singapura. Hoje, aproximadamente 45% do faturamento da Netzsch do Brasil provém da exportação de produtos – alguns deles de produção exclusiva na fábrica brasileira.

A expansão não para por aí. O grupo está implantando uma nova fábrica, também em Pomerode. As obras já foram iniciadas, e a inauguração do novo espaço está prevista para janeiro de 2023.

Continua depois da publicidade

Netzsch do Brasil é líder mundial em soluções de bombeamento e dosagem.
Netzsch do Brasil é líder mundial em soluções de bombeamento e dosagem. (Foto: Netzsch | Divulgação)

A empresa, que completa 50 anos em 2023, destaca-se pela qualidade tanto dos produtos quanto do atendimento, já que a equipe conta com um corpo técnico formado por engenheiros e especialistas de aplicação por produto. Qualidade esta que foi reconhecida em 1996, quando a Netzsch do Brasil se tornou uma das primeiras empresas do país a receber a certificação ISO 9001.

Empresa ligada à história da cidade

A história da Netzsch do Brasil começou no final dos anos 60, quando o alemão Erich Netzsch, empresário do setor de máquinas para a indústria cerâmica, decidiu montar filiais do seu negócio nos Estados Unidos e no Brasil.

E não foi por acaso que a Netzsch do Brasil se instalou em Pomerode. A forte identificação da cidade com a cultura alemã, aliada à mão de obra qualificada e valores que condizem com a empresa foi determinante para a escolha.

Continua depois da publicidade

A Netzsch do Brasil – maior filial do grupo – é líder mundial na produção de bombas helicoidais, e a fabricação e exportação destes produtos concentram-se em Pomerode. A partir da fábrica da cidade, as bombas são distribuídas para todo o continente americano, de norte a sul.

A empresa também fabrica e abastece todo o mercado mundial com bombas de fusos. As soluções customizadas em bombeamento e dosagem atendem à indústria alimentícia, farmacêutica, química, mineração, óleo e gás, meio ambiente e energia e papel e celulose.

> Entenda os ganhos internos e externos de um programa eficaz de compliance

— A Netzsch produz e distribui bombas de deslocamento positivo mundialmente há mais de 40 anos. Temos soluções otimizadas para cada área de aplicação. São equipamentos customizados e desenvolvidos para necessidades específicas nos mais diversos segmentos, como alimentício, farmacêutico, químico e energético. Indiretamente, a Netzsch está diariamente perto de todos nós, em todos os cantos do mundo — relata Júlio Carvalho, diretor administrativo e financeiro da empresa.

Um bom lugar para trabalhar

A filial brasileira recebe um carinho especial do grupo empresarial alemão. Como forma de retribuição a tudo o que Pomerode proporcionou, a Netzsch adotou como premissa o desenvolvimento profissional de seus colaboradores e o progresso da comunidade em que está inserida.

Continua depois da publicidade

A preocupação com o bem-estar dos colaboradores foi um dos fatores que fez a empresa receber, em 2021, um grande reconhecimento: recebeu a certificação GPTW – Great Place to Work (Ótimo Lugar para Trabalhar, da tradução livre). O GPTW é uma consultoria global que apoia as organizações a alcançarem melhores resultados, incentivando uma cultura de liderança, inovação, e alto desempenho, e, através de rankings com critérios de avaliação, certifica e premia as empresas mais bem avaliadas.

— A certificação GPTW veio como resultado de uma série de ações promovidas pela empresa nos últimos três anos. Ações focadas no ambiente de trabalho e flexibilidade, treinamentos, processos de avaliação de desempenho, reforço do papel de liderança, plano de carreira e revisão do plano de cargos, salários e benefícios — explicou o diretor Júlio Carvalho.

Acesse o site da Netzsch e saiba mais sobre a empresa que é líder mundial.

Leia também

Você compra por necessidade ou por impulso? Responda ao quiz e descubra qual é o seu perfil de “gastador”

Veja as últimas notícias e pesquisas sobre mercado em SC