Para transformar uma ideia em realidade, Caio e Fernanda Yamaguchi foram buscar inspiração em Nova York. O sonho era aproveitar melhor o terraço do Didge Steakhouse Pub, de Joinville. O casal queria criar um deque diferente, no estilo dos rooftops: o ambiente teria de ser aconchegante, criativo, ideal para um bom bate-papo e para contemplar a cidade, mas voltado à sustentabilidade.

Continua depois da publicidade

– Foram 12 dias de pesquisa em Nova York, visitando bares, pubs, restaurantes e rooftops até encontrarmos o modelo do que queríamos criar em Joinville -, conta Caio.

O espaço de 85,28 metros quadrados exigiu dedicação dos sócios e da arquiteta Camile Antonini, que foram em busca de material na internet para pôr em pé o projeto.

– Queríamos um ambiente descolado, jovem e feito com materiais recicláveis -, explica Camile.

Para dar vida ao deque, a arquiteta lançou mão de poltronas iluminadas. Além de garantir um toque de ousadia, servem de iluminação para o lounge a céu aberto. Para compor o ambiente, sem fugir da proposta de sustentabilidade, Caio comprou paletes usados – plataformas de madeira sobre as quais se empilha carga – para montar os sofás.

Continua depois da publicidade

– Juntamos três paletes para montar cada estrutura. Depois, mandei fazer os estofamentos -, conta. O piso de grama sintética dá charme ao ambiente, garantindo também funcionalidade.

– A ideia inicial era usar areia, mas repensamos pela pouca praticidade. Achei que a grama sintética casou com a proposta -, avalia Caio.

A área de circulação ganhou um painel feito com lata de 50 litros de óleo usadas. O material foi entregue ao desenhista, pintor e escultor Ademar Silveira, também de Joinville, que reproduziu um dos principais cartões-postais de Sydney, na Austrália (o Digde é um pub inspirado na cultura desse país): a ponte Harbour. Além de enfeitar o ambiente, o espaço ainda serve para apoio de pratos e copos.