O meia suíço Xherdan Shaqiri marcou um dos gols mais bonitos desta Eurocopa, mas não foi suficiente para impedir a eliminação da Suíça, derrotada nos pênaltis pela Polônia, por 5 a 4, depois do empate em 1 a 1, neste sábado, em Saint-Etienne.

Continua depois da publicidade

Jakub ‘Kuba’ Blaszczykowski abriu o placar para os poloneses aos 39 minutos de jogo e a Suíça deixou tudo igual aos 37, com um lindo voleio de Shaqiri.

Leia mais:

Futebol na TV e outros esportes: confira a programação deste sábado

Cláudio Dienstmann: “Quero morar na Islândia, o país do futebol”

Continua depois da publicidade

Além da pintura, os suíços foram superiores no segundo tempo e na prorrogação, obrigando o goleiro Fabianski a fazer grandes defesas, mas acabaram ficando pelo caminho. Na disputa de pênaltis, os poloneses tiveram 100% de aproveitamento e Granit Xhaka desperdiçou a cobrança que eliminou a “Nati” ao chutar para fora.

O artilheiro Robert Lewandowki voltou a passar em branco e ainda não conseguiu marcar seu primeiro gol na competição, mas teve o mérito de acertar sua cobrança.

A Polônia não disputava o mata-mata de um grande torneio desde a Copa do Mundo de 1986, no México, quando caiu nas oitavas de final. No Mundial anterior, em 1982, na Espanha, tinha chegado às semifinais e terminando em terceiro lugar.

Na quinta-feira, em Marselha, Lewandowski e companhia disputarão uma vaga na semifinal com o vencedor quartas de final entre Portugal e Croácia, que se enfrentam mais tarde neste sábado, no Parque dos Príncipes.

Continua depois da publicidade

No estádio Geoffroy-Guichard de Saint-Etienne, a Polônia começou melhor na partida e criou sua primeira grande chance com menos de 2 minutos de jogo, quando Milik chutou por cima com o gol aberto, após uma saída de bola desastrosa da Suíça.

Blerim Dzemaili chegou a ameaçar a meta polonesa aos 11 e aos 37, mas s Suíça acabou sofrendo o gol aos 39, em jogada rápida que começou desde a reposição do goleiro Fabianski. A bola chegou até Grosicki, que arrancou desde o meio de campo e tocou e encontrou Blaszczykowski livre na segunda trave para chutar colocado na saída de Sommer.

Kuba já tinha deixado sua marca na partida anterior, garantindo a vitória por 1 a 0 sobre a Ucrânia. O jogador da Fiorentina poderia até ter ampliado aos 8 da segunda etapa, mas o goleiro Yann Sommer fez a defesa.

Depois desse susto, a “Nati” começou a crescer no jogo e o gol de empate quase saiu aos 28, mas Fabianski se esticou todo para tirar do ângulo uma cobrança de falta de Rodriguez. O bombardeio suíço continuou aos 33, com uma bomba de Shaqiri que explodiu na trave. O meia do Stoke City acabou acertando o alvo quatro minutos depois, com uma meia bicicleta espetacular que deixou o estádio boquiaberto.

Continua depois da publicidade

Depois de forçar a prorrogação, os suíços tentaram de tudo para evitar os pênaltis, mas Fabianski fez uma grande defesa em cabeceio de Derdiyok. Quando finalmente chegaram as cobranças de pênaltis, o goleiro polonês nem precisou aparecer. Recebeu uma ‘ajudinha’ de Xhaka, que chutou para fora e acabou com o sonho suíço nessa Euro.

* AFP