Cabeça de chave e com um goleador afiado, a Polônia começa nesta terça-feira a caminhada na Copa do Mundo da Rússia. O time que pode ser considerado Lewandowski e mais 10 enfrenta Senegal, uma pedra no caminho do que as previsões indicam ser um duelo direto contra a Colômbia pela liderança do Grupo H. A bola rola às 12h (de Brasília), no Estádio Spartak, em Moscou — é o último jogo da primeira rodada do Mundial.

Continua depois da publicidade

Robert Lewandowski. Este é o nome que o mundo estará de olho quando o apito inicial trilar. Nesta temporada, o atacante fez 41 gols em 48 partidas pelo Bayern de Munique. Pelo selecionado polonês, a proporção de redes balançadas pelo centroavante é ainda maior. Foram 16 gols em dez jogos, que deu a ele a artilharia das eliminatórias europeias. Desde 2013, quando assumiu o comando, o técnico Adam Nawalka constrói o time para jogar em função do camisa 9.

Por causa dele, as Águias Brancas encerraram o jejum de participações em Copas após 12 anos. Terceira coloca nas edições de 1974 (Alemanha) e 1982 (Espanha), a classificação veio ao desbancar Dinamarca e Romênia no grupo. Com ofensiva afiada, o desafio na Rússia é ser sólido na defesa. Na campanha de classificação ao Mundial o time sofreu 14 gols em 10 jogos.

Do outro lado há também um homem de confiança no ataque. É Sadio Mané, uma das estrelas do Liverpool, vice na última Liga dos Campeões. O jogador de 26 anos anotou 20 gols na temporada com a camisa do time inglês, ao lado do brasileiro Roberto Firmino e do egípcio Moh Salah. O desafio do atacante, porém, e ter bons números com a seleção, sem companheiros do mesmo nível que no clube.

Depois dele, outros destaques são o lateral Sané, o meia Kouyate e o atacante Sakho, que também jogam na Inglaterra – Manchester City, West Ham e Crystal Palace, respectivamente. Esta é a segunda Copa do Mundo que os Leões de Teranga participam em sua história. A anterior foi em 2002, quando pararam nas quartas na disputa de sede compartilhada entre Coreia do Sul e Japão.

Continua depois da publicidade

FICHA TÉCNICA

POLÔNIA

Szczesny; Piszczek, Glik, Pazdan e Rybus; Krychowiak, Linetty, Blaszczykowski, Zielinski e Grosicki; Lewandowski. Técnico: Adam Nawa?ka.

SENEGAL

Diallo; Gassama, Sane, Koulibaly e Sabaly; Kouyate, N’Diaye e Gueye; Niang, Sakho e Mane. Técnico: Aliou Cissé.

ARBITRAGEM: Nawaf Shukralla, auxiliado por Yaser Tulefat (ambos do Barein) e Taleb Al Marri (Catar).

DATA E HORA: às 12h desta terça-feira.

LOCAL: Estádio Spartak, em Moscou.

TRANSMISSÃO: NSC TV e SporTV.

MINUTO A MINUTO: NSC Total e Diário Catarinense.