Enquanto a capital catarinense se consolida com o polo tecnológico e de inovação, atrair novos talentos com qualificação ainda é um grande desafio das startups e companhias que atuam neste segmento. Mesmo as manufaturas mais consolidadas que utilizam ferramentas previstas na indústria 4.0 também enfrentam essa dificuldade – e muitas vezes os colaboradores chamados são de outros municípios ou estados.

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Mas é possível tornar a tecnologia e a inovação atrativa desde a infância e adolescência nas escolas a nível local. Ensinar conceitos aos poucos e adequá-los à rotina dos estudantes é uma das estratégias utilizadas pelas instituições de ensino. Trazer ensinamentos sobre robótica como ferramenta de educação é uma medida que está em expansão e trabalha competências que são necessárias nos profissionais mais tarde.

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Pensando nisso, a capital catarinense entregou kits de robótica para as 38 escolas municipais de Florianópolis, que possuem 19.390 estudantes matriculados. Segundo a secretaria municipal de educação, os kits também foram entregues às unidades da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA), totalizando assim mais de 21 mil estudantes atendidos. As entregas iniciaram em abril deste ano e alunos e professores já iniciaram as atividades com aulas específicas dessa temática, após capacitação dos docentes em maio e em junho.

De acordo com a prefeitura, o objetivo é estimular os alunos no trabalho em equipe e elaboração de estratégias para a solução de possíveis problemas em criação de objetos ou jogos. Na rede municipal, os professores de tecnologia já vinham ministrando aulas com atividades de programação em algumas unidades. A partir da aquisição dos kits, a medida deve facilitar a inclusão da linguagem de programação nas escolas.

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Por meio da iniciativa de incentivo à robótica, a prefeitura disponibilizou materiais didáticos, forneceu equipamentos com kits de robótica com peças da Lego e Tablets, além de oferecer acesso à Plataforma Digital integrada para o desenvolvimento de atividades no ensino híbrido (aulas presenciais e remotas). Os professores foram capacitados por meio de consultorias e contam com assessoria pedagógica do Departamento de Tecnologia Educacional (DTE) da Secretaria de Educação.

Robótica na prática

A Robótica é um ramo educacional e tecnológico que envolve robôs e computação em sistemas mecânicos controlados manualmente ou por circuitos eletrônicos.

De acordo com a diretoria de Educação Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, alguns professores já disponibilizavam ações voltadas à programação, mas não havia sido instaurado um programa de ensino de robótica na rede, como o de agora.

Segundo a diretoria, a meta é oferecer mais uma possibilidade de integração das tecnologias, tendo em vista que a capital é um polo de inovação e a programação é uma linguagem importante nesse cenário. Assim, os estudantes podem ter acesso a soluções e linguagens para que conheçam a robótica e possam criar um interesse em se tornar um profissional da área no futuro.

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Neste ano, a secretaria de Educação deve desenvolver uma ação como um “Tech Day”, nos moldes do evento já realizado em 2019, ou um torneio para promover a integração dos estudantes.

Entre as escolas que receberam o kit, está o aprimoramento da técnica na Escola Básica Municipal Maria Conceição Nunes, no Rio Vermelho, onde as crianças constroem e programam robôs. As atividades voltadas aos alunos de turmas do 3º e 5º ano do turno vespertino são executadas pelos professores da sala informatizada.

— Sou mais inteligente que o computador, porque eu consigo fazer as coisas sem precisar de um passo a passo – afirma Nicolas Galiano, aluno de 8 anos.

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Após a entrega do kit, com bandeja com peças de lego, um tablet, um caderno de projetos, os alunos determinaram suas funções na equipe, seja líder, construtor, administrador e programador. Em cada encontro, os alunos montam robôs diferentes e alteram as funções desenvolvidas.

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Participação manezinha em torneios de robótica

No ano passado, as escolas básicas municipais de Florianópolis Beatriz de Souza Brito e José Amaro Cordeiro representaram a rede de ensino da Prefeitura no torneio Sesi de Robótica FIRST Lego League – Challenge.

As unidades de ensino primeiro estiveram presentes na etapa regional por meio do Torneio Sesi de Robótica Regional de Santa Catarina, etapa seletiva da FIRST voltado para estudantes de 9 a 16 anos.

Ao todo, as duas equipes participaram de quatro desafios, onde aplicaram os conceitos STEAM – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática – na criação de projetos de inovação, construção e programação de robôs.

Confira mais informações no portal da Secretaria de Educação.

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