A determinação da suspensão do X (antigo Twitter) no Brasil repercutiu nacional e internacionalmente. O ministro Alexandre de Moraes determinou que a rede social se torne inacessível no país em até 24 horas, a partir desta sexta-feira (30). A Anatel informou que já iniciou a notificação às operadoras de internet no Brasil.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O bilionário Elon Musk se manifestou no Twitter: “A liberdade de expressão é a base da democracia e um pseudo-juiz não eleito no Brasil está destruindo-a para fins políticos”, afirmou, em sua conta oficial. Em seguida, fez outra publicação, onde disse que “o regime opressivo no Brasil tem tanto medo de que o povo descubra a verdade que levará à falência qualquer um que tente”, sobre a multa de R$ 50 mil aos usuários que tentarem acessar o X através de VPN.

Ministro Alexandre de Moraes determina suspensão total do X em até 24 horas

Alexandre de Moraes afirmou que “Lamentavelmente, as condutas ilícitas foram reiteradas na presente investigação, tornando-se patente o descumprimento de diversas ordens judiciais pela X Brasil, bem como a dolosa intenção de eximir-se da responsabilidade pelo cumprimento das ordens judiciais expedidas, com o desaparecimento de seus representantes legais no Brasil para fins de intimação e, posteriormente, com a citada mensagem sobre o possível encerramento da empresa brasileira”.

Continua depois da publicidade

Ao Metrópoles, a Embaixada dos Estados Unidos enviou uma nota na manhã desta sexta (30), onde disse que “está monitorando a situação entre o STF e a plataforma X. Ressaltamos que a liberdade de expressão é um pilar fundamental em uma democracia saudável”.

No próprio X, Elon Musk agradeceu o apoio da embaixada. “De fato, sem liberdade de expressão, o público não pode expressar seus pensamentos ou saber a verdade da situação, tornando impossível votar com conhecimento preciso”, escreveu.

Após a ordem de Moraes de suspender o X no Brasil, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do governo Lula, Paulo Teixeira, ironizou Elon Musk: “E agora @elonmusk, está bloqueado!!!!! Aqui no Brasil, tem lei!!!! Bye, bye!”, escreveu.

A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), afirmou, no X, que o bilionário Elon Musk “não passa de um playboy mimado, prepotente e arrogante. Ele sim, apaixonado por ditaduras como a de 1964, sonha com nova interferência externa na defesa e soberania de países sul-americanos. A verdade é uma só: não existe censura no Brasil, há desobediência de um empresário estrangeiro às nossas leis. Para ele, a única coisa que importa é dinheiro e poder, custe o que custar”.

Continua depois da publicidade

Na manhã desta sexta-feira (30), o presidente Lula (PT) disse que “todo cidadão que investe no Brasil está submetido à legislação e à Constituição brasileiras. Não é porque ele [Musk] tem dinheiro que pode fazer o que quiser. Deve aceitar as regras do país e respeitar a decisão da Suprema Corte. Este não é um país com complexo de vira-lata”.

Elon Musk continua, desde o início do embate com Alexandre de Moraes, a chamar o ministro de “tirano do mal” e afirmar que sofre censura. Na quinta (29), escreveu no X que “Alexandre de Moraes é um ditador do mal fantasiado de juiz”.

Ainda na quinta, a conta oficial de Assuntos Governamentais Globais do X (@GlobalAffairs) publicou uma nota onde reconhecia que, em breve, Moraes poderia ordenar a suspensão da rede social no Brasil:

Em breve, esperamos que o Ministro Alexandre de Moraes ordene o bloqueio do X no Brasil – simplesmente porque não cumprimos suas ordens ilegais para censurar seus opositores políticos. Dentre esses opositores estão um Senador devidamente eleito e uma jovem de 16 anos, entre outros.
Quando tentamos nos defender no tribunal, o Ministro ameaçou prender nossa representante legal no Brasil. Mesmo após sua renúncia, ele congelou todas as suas contas bancárias. Nossas contestações contra suas ações manifestamente ilegais foram rejeitadas ou ignoradas. Os colegas do Ministro Alexandre de Moraes no Supremo Tribunal Federal estão ou impossibilitados de ou não querem enfrentá-lo.
Não estamos absolutamente insistindo que outros países tenham as mesmas leis de liberdade de expressão dos Estados Unidos. A questão fundamental em jogo aqui é que o Ministro Alexandre de Moraes exige que violemos as próprias leis do Brasil. Simplesmente não faremos isso.
Nos próximos dias, publicaremos todas as exigências ilegais do Ministro e todos os documentos judiciais relacionados, para fins de transparência.
Ao contrário de outras plataformas de mídia social e tecnologia, não cumpriremos ordens ilegais em segredo.
Aos nossos usuários no Brasil e ao redor do mundo, o X continua comprometido em proteger sua liberdade de expressão.

Continua depois da publicidade

Leia também

Quando o X/Twitter sairá do ar? Entenda o impasse judicial envolvendo o bloqueio da plataforma

Museu do Twitter: Relembre as postagens brasileiras que marcaram a rede social