Políticos e entidades de Santa Catarina repercutiram o resultado das Eleições 2022 neste domingo (30). No Estado, Jorginho Mello (PL) foi eleito governador com 70,6% dos votos válidos. Já na corrida presidencial, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu com 50,8% dos votos.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

O governador Carlos Moisés (Republicanos) foi o primeiro a se manifestar nas redes sociais com a vitória de Jorginho antes mesmo da totalização das urnas. Além de parabenizar o governador eleito, Moisés ainda falou sobre a transição de governo.

“Nossa equipe está, desde já, pronta para auxiliar na transição. Vamos garantir ao futuro Governo as condições necessárias para que faça o melhor por SC e pelos catarinenses”, escreveu o governador no Twitter. 

Jorginho Mello (PL) é eleito governador de SC nas Eleições 2022

Continua depois da publicidade

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, também homenageou o novo governador do Estado com uma postagem. Na legenda de uma foto com Jorginho, escreveu “que Deus siga lhe abençoando, dando sabedoria e discernimento na condução do Estado que tem o melhor IDH do Brasil. Que nossa Santa Catarina siga crescendo, se desenvolvendo e sendo essa referência para o Brasil”.

Apesar disso, o prefeito lamentou o resultado da eleição presidencial. “O resultado da eleição é uma decisão da maioria do povo brasileiro e precisamos respeitar. Isso é a democracia! Reafirmo que como democrata que sou e finalizada as eleições, fico decepcionado com o resultado, mas feliz pela vitória expressiva de Jorginho Mello e a votação de Jair Bolsonaro em SC e Blumenau”.

Primeiro presidente a não se reeleger, Bolsonaro mantém silêncio após derrota para Lula

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, se manifestou afirmando que o resultado do pleito demonstra que o país está dividido. E disse que a entidade está aberta para colaborar com propostas tanto para o governo federal quanto estadual.

“O presidente eleito precisará fazer um governo para todos os brasileiros, buscando reconstruir a harmonia. O setor produtivo espera que agora seja apresentando ao país quais são as propostas no plano econômico, que a gestão tenha austeridade fiscal, que não haja loteamento político nos ministérios e que seja um governo baseado em princípios republicanos”, afirmou por nota.  

Continua depois da publicidade

Já a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC), Claúdia Prudêncio, disse que, independente do resultado, o domingo marcou a representação da democracia e que a entidade vai torcer pelo fortalecimento e crescimento do país e do Estado. 

“Independente do resultado, celebramos no domingo mais um dia de representação da democracia, o exercício do voto, com o direito de escolha pelos brasileiros. Vamos torcer e trabalhar para o fortalecimento, evolução e crescimento do nosso País e Estado. A OAB/SC estará à disposição dos eleitos para colaborar com a construção de um futuro ainda melhor para a advocacia e a sociedade, fiscalizando e cobrando dos governantes o que for necessário em prol do estado de direito e dos cidadãos”, disse em nota. 

O senador e ex-candidato ao governo do Estado, Esperidião Amin (PP), também comentou após a apuração das urnas. 

Agressão e quebra-quebra marcam pós-eleição em Itapema

“Resultado de eleição tem que ser respeitado, por mais dor e contrariedade. Todos sabemos que a democracia é o melhor dos regimes existentes no mundo. A democracia não significa a concordância de todos, mas sim o respeito à maioria”, reforçou por nota. 

Continua depois da publicidade

Veja as publicações de políticos: 

Leia também 

Quem é o candidato a presidente mais votado em Florianópolis

Continua depois da publicidade

Cidade de SC é a primeira do país a ter 100% dos votos apurados; veja resultados

Coligação de Lula pede que diretor da PRF seja preso se descumprir decisão do TSE