A fala do Secretário Nacional de Cultura, Roberto Alvim, foi comentada por políticos e artistas de todo o país. Na quinta-feira (16), o integrante do governo Bolsonaro divulgou um vídeo em que cita o discurso do ministro da propaganda de Hitler, Joseph Goebbels.
Continua depois da publicidade
O assunto ganhou tanta repercussão que foi parar nos assuntos mais comentados do Twitter no Brasil. Além dos comentários, a descrição de Alvim no site Wikipédia chegou a ser alterada e o termo “nazista nojento” foi adicionado.
Compare as frases
— A arte alemã da próxima década será heroica, será ferreamente romântica, será objetiva e livre de sentimentalismo, será nacional com grande páthos e igualmente imperativa e vinculante, ou então não será nada — disse o ministro de cultura e comunicação de Hitler em um pronunciamento para diretores de teatro, segundo o livro "Goebbels: a Biography", de Peter Longerich.
— A arte brasileira da próxima década será heroica e será nacional. Será dotada de grande capacidade de envolvimento emocional e será igualmente imperativa, posto que profundamente vinculada às aspirações urgentes de nosso povo, ou então não será nada — afirmou Alvim no vídeo postado nas redes sociais.
Veja algumas das críticas a fala de Alvim
Sou brasileiro de família judia. 6 milhões de judeus morreram por causa do nazismo. O holocausto é um fato histórico. Usar a Cultura p/ fazer revisionismo histórico é perverso e violento. O vídeo do secretário Roberto Alvim é criminoso. Revela uma conduta autoritária inaceitável pic.twitter.com/403aFrWPrn
— Luciano Huck (@LucianoHuck) January 17, 2020Continua depois da publicidade
Vídeo de Roberto Alvim mostra grau de ocupação ideológica em órgãos públicos e flerte do governo c/ o fascismo/nazismo. Usar Goebbels por si só é repugnante e sinal de alerta. Não há espaço no governo p/ isenção, contraditório, muito menos p/ liberdade artística e de expressão.
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) January 17, 2020
Definitivamente o fracasso subiu à cabeça do patético encarregado da falta de Cultura,Roberto Alvim…ator canastrão,diretor fracassado, encontrou nesse governo desafinado e brega, seu frágil êxtase nazista-fetichista.Faltou o bigode,pro fã do crime aparentar melhor com o ídolo.
— Zélia Duncan (@zdoficial) January 17, 2020
frase nazista atitude nazista e musica nazista levam internautas a pensar que roberto alvim é nazista https://t.co/CER5WCHmPh
— Gregorio Duvivier (@gduvivier) January 17, 2020
O secretário da Cultura passou de todos os limites. É inaceitável. O governo brasileiro deveria afastá-lo urgente do cargo. https://t.co/k9sb6QX6iG
— Rodrigo Maia (@RodrigoMaia) January 17, 2020Continua depois da publicidade
Na Alemanha, Roberto Alvim estaria preso. Aqui, é secretário da cultura de Bolsonaro.
— PSOL 50 (@psol50) January 17, 2020
Usar retórica nazista e discurso de Goebbels pode parecer patético, mas na verdade é perigoso e violento. Não normalizemos os absurdos dessa escória que hoje governa o Brasil.
Leia também:
Upiara Boschi: Roberto Alvim, Bolsonaros e a estética autoritária
"Nazista nojento": descrição de Alvim na Wikipedia sofre alteração