O auditório do Centro Empresarial de Blumenau (CEB) reuniu líderes da região na noite desta quarta-feira para painel sobre perspectivas econômicas e políticas promovido pelo Jornal de Santa Catarina, com apoio da Associação Empresarial de Blumenau e da Setra Plus Corretora de Seguros. Colunistas da NSC Comunicação debateram como fatos nacionais e até mesmo internacionais podem influenciar no desenvolvimento regional. Comandado pela apresentadora do Jornal do Almoço, Adriana Krauss, o encontro contou com a presença de lideranças regionais.
Continua depois da publicidade
Sob a responsabilidade da colunista Estela Benetti ficou uma análise em relação ao futuro econômico de SC. Com os colegas Pancho e Pedro Machado, colunistas do Santa, avaliou o cenário projetado pelo Banco Mundial (Bird) e Focus, que apontam o Produto Interno Bruto (PIB) na casa do 3,1%, e 1,94% de expansão no Brasil. Na apresentação, abordou o bom desempenho na arrecadação de SC no ano passado e os resultados apresentados em 2018, que somente no mês de maio fecharam em 5,42%. Atrelado a isso, pontuou a liderança do Estado na geração de empregos em relação às demais regiões do país em 2017. Apesar dos obstáculos a serem superados, frisou a expectativa de retomada do crescimento, prevista para avançar em 3%, de acordo com a Secretaria do Planejamento.
Moacir Pereira contextualizou como se desenha o tabuleiro para as próximas eleições e o caminho que nomes do Vale do Itajaí almejam para a disputa de outubro. No ponto de vista dele, um contexto ainda nebuloso e indefinido, que pode ser afetado pelos desdobramentos da Operação Lava-Jato. O futuro do PSDB e o papel do PT na atual conjuntura também entraram em pauta, junto com fatores como a prisão do ex-presidente Lula os inquéritos contra o atual chefe do Executivo nacional e a quantidade de eleitores indecisos.
“A informação, a análise e a opinião deste qualificado time de profissionais da NSC ajudam a compreender melhor as tendências da economia e os cenários político-eleitoral para o segundo semestre”.
Domingos Aquino – Gerente regional de jornalismo da NSC
Continua depois da publicidade
“É importante esse diálogo, pois você consegue não só ter uma atualização, mas também uma projeção de quem conhece sobre esses assuntos”.
Avelino Lombardi – Presidente da Associação Empresarial de Blumenau
“Eu chamo de encontro caseiro, pois trata exatamente do nosso problema, do nosso dia a dia, e democratiza a informação, deixando as pessoas mais conscientes”.
Ulrich Kuhn – Membro do conselho superior do Sintex
“Toda informação que um empresário consegue numa situação como a que vivemos hoje é fundamental, além de ser oportunidade de trocar ideias”.
Emilio Schramm – Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Blumenau
“Os debates promovidos pela NSC são fundamentais para esclarecer e, acima de tudo, orientar o público para que entenda o momento que o país está passando e os desafios”.
Continua depois da publicidade
Ademir Arnon – Presidente da Associação Catarinense de Imprensa
“A importância do contexto político-econômico nessa participação da política no desenvolvimento econômico e vice-versa é extremamente relevante”.
Mário Hildebrandt – Prefeito de Blumenau