Nesta sexta-feira (13), encerra a vacinação contra a poliomielite e a multivacinação em Santa Catarina. Na Grande Florianópolis, ao menos duas das quatro maiores cidades não tinham atingido a meta da campanha até esta quinta (12). São José, no entanto, conseguiu ir além, chegou a 95,75% de cobertura vacinal, segundo a prefeitura. 

Continua depois da publicidade

Em Florianópolis, até esta manhã, segundo a secretaria municipal de saúde, 37,86% do público-alvo havia recebido a imunização. Já em Palhoça, a cobertura vacinal atingiu 58,86%. A reportagem não conseguiu contato com a prefeitura de Biguaçu. 

As imunização é nacional e foi concluída em 30 de outubro, mas como o Estado teve uma baixa procura, o prazo foi prorrogado por duas semanas. 

Ainda assim, das 342.825 crianças que deveriam ser vacinadas contra poliomielite no Estado, 250.875 tomaram as gotinhas entre os dias 5 de outubro e 10 de novembro. Esse número representa 73,18% do público-alvo, sendo que a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é ao menos, 95%, ou seja, 325.684 crianças, informou a secretaria de Estado da saúde.

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite é destinada para crianças com idade entre 1 e menos de 5 anos. Já a Campanha de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação é destinada para crianças e adolescentes com menos de 15 anos. 

Continua depois da publicidade

>Zé Gotinha explica seis razões para vacinar crianças e adolescentes; assista
>Vacina contra Covid-19: “Precisaremos de todos os fabricantes”, avalia especialista

A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença infectocontagiosa viral aguda. Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive-SC), o déficit motor se instala subitamente e afeta em geral os membros inferiores. A principal característica é a flacidez muscular.

Conforme o governo do Estado, mesmo com o fim das campanhas, todas as vacinas vão continuar sendo aplicadas, gratuitamente, nas unidades de saúde. 

Em Florianópolis, a população deve agendar a vacinação com sua equipe de saúde da família. Todos os contatos estão disponíveis no site da prefeitura. Em Palhoça e São José, as vacinas são aplicadas nas unidades básicas de saúde.

Continua depois da publicidade

>Estudo da UFSC diz que vacina já existente pode reduzir risco da Covid-19
>É falso que vacinas contra a covid-19 provocarão danos genéticos ou vão monitorar a população

A imunização oferecida durante as campanhas são as mesmas do calendário básico de vacinação. São elas: 

Febre amarela

Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola)

dT (difteria e tétano)

Meningocócica ACWY (doença meningocócica ACWY)

HPV quadrivalente (HPV tipos 6, 11, 16 e 18)

Poliomielite

BGC (formas graves de tuberculose)

Hepatite B

Pentavalente (tétano, difteria, coqueluche, Haemophilus influenzae b e hepatite b)

Rotavírus (diarreia por rotavírus)

Pneumocócica 10 (doença pneumocócica invasiva para os 10 sorotipos)

Meningocócica C (doença meningocócica C)

Tetra Viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela)

DTP (difteria, tétano e coqueluche)

Hepatite A

Varicela (catapora)