A partir de agora, as polícias militar e civil de Santa Catarina têm boletim de ocorrência integrado. O BO registrado no local do atendimento pela PM passa a ser enviado eletronicamente à delegacia que dá continuidade ao trabalho e dispensa o registro da ocorrência junto à Polícia Civil.

Continua depois da publicidade

A novidade é parte da plataforma Integra lançada pelo governo do estado na manhã desta quarta-feira (27) em Florianópolis e reúne os dados das instituições de segurança: PM, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Instituto Geral de Perícias e outros parceiros como Tribunal de Justiça de Santa Catarina e Ministério Público.

Com isso, a ideia do governo, além de agilizar o serviço ao cidadão, é evitar gastos, retrabalho, dar precisão às estatísticas da segurança, já que vai evitar o registro duplo de uma ocorrência, e melhorar a gestão da informação a ser convertida em política pública, segundo o governador Carlos Moisés da Silva.

– Esse retrabalho de instituições, cada uma fazendo seu trabalho isoladamente, não era producente para o servico público e para segurança pública. Penso que o cidadão ganha, porque temos economia processual. O aproveitamento de dados, que a Polícia Militar gera, pela Polícia Civil, dando prosseguimento no mesmo documento. O avanço passa por planejamento – explicou.

De acordo com o governador, com o georreferenciamento proporcionado pela plataforma, as polícias poderão planejar operações e otimizar resultados.

Continua depois da publicidade