Na última semana Lages foi sede de um treinamento inédito no Estado para preparar policiais militares na restauração e manutenção da ordem pública no caso de manifestações. A intenção do treinamento foi dar suporte aos 35 policiais participantes do curso para que eles conseguissem analisar e solucionar problemas de aglomerações em grandes eventos.
Continua depois da publicidade
A simulação contou com a colaboração de 50 soldados do 10º Batalhão de Engenharia e Construção de Lages. Eles simularam duas situações: a primeira em um movimento pacífico, onde para assegurar o direito de ir e vir das pessoas, a PM precisou fazer a retirada dos manifestantes da via principal. Já a segunda situação foi de conflito, onde foram jogados contra os policiais objetos, os manifestantes se rebelaram, complicaram a situação e desobedeceram as instruções da polícia para desobstrução das vias públicas. Nesse caso, os agentes foram obrigados a abrir confronto e proceder à retirada à força do local.
– A ideia é aproximar esses policiais da realidade para que em caso de desordem pública em um grande evento saibam rapidamente como proceder utilizando as técnicas repassadas. – explica o instrutor do curso, Tenente Felipe Oppenheimer, do Grupamento de Choque da PMSC.
Nesta segunda (24) o treinamento será feito em Chapecó, onde os policiais farão a segurança do jogo Chapecoense X Fluminense. Também haverá instruções sobre como são planejadas e executadas as operações na cidade do Oeste, já que ela gera demandas significativas com eventos, manifestações sociais e jogos do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores da América. A intenção é que esse curso seja reaplicado em outras regiões do estado para que todos os policiais sejam preparados tecnicamente para atuarem em situações de grandes aglomerações de pessoas.
Continua depois da publicidade