O sargento da polícia Luis Alberto Erazo, que durante 12 anos foi refém das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia e conseguiu escapar com vida dos combates entre o Exército e a guerrilha, é esperado neste domingo em Bogotá, onde se encontrará com sua família e fará uma avaliação médica.
Continua depois da publicidade
– O sargento Erazo chegará à base antinarcóticos e depois receberá um atendimento especial no centro médico da Polícia, já que se encontra com alguns ferimentos de granada – disse à AFP um porta-voz da polícia.
Seus familiares, entre eles sua filha de 16 anos, o aguardam em Bogotá, acrescentou. Erazo sofreu ferimentos no rosto por granadas lançadas por guerrilheiros das Farc, quando, no início dos combates de sábado, escapou de seus captores e entrou na floresta do município de Solano, no departamento de Caquetá.
Após os combates, os militares encontraram os corpos de outros quatro reféns das Farc, três policiais e um militar, assassinados por seus captores, de acordo com o ministro da Defesa, Juan Carlos Pinzón. Os corpos dos três policiais e do sargento do Exército José Libio Martínez, que com quase 14 anos de cativeiro era o refém mais antigo da Colômbia, também serão levados neste domingo a Bogotá.
O ministro da Defesa explicou mais cedo que Erazo “tomou a decisão de sair correndo” quando começaram os combates.
Continua depois da publicidade
– Correu e entrou na selva. Foi perseguido por três terroristas que lançaram granadas e isso causou ferimentos em seu rosto. Conseguiu se esconder por volta das 21h40min e (horário de Brasília), quando escutou o ruído e as motosserras que preparavam a entrada dos helicópteros, se aproximou das tropas – disse o ministro.
Flor Erazo, irmã do sargento, assegurou que “toda a família está feliz com a notícia”. A filha Giselle, que completou 16 anos no sábado, considerou a libertação de seu pai como “o melhor presente”.
– Não lembro muito dele porque tinha quatro anos quando minha mãe disse que o sequestraram. Estou muito feliz, é o melhor dia da minha vida, espero que esteja saudável – disse a menina após a notícia da fuga de seu pai.