A China enviou há dois meses ao Rio de Janeiro um agente policial, encarregado de reforçar a proteção da delegação, assim como dos espectadores e jornalistas chineses durante os Jogos Olímpicos-2016, afirmou a imprensa do país nesta quinta-feira, dias após um atleta ser assaltado.

Continua depois da publicidade

Enviado ao Rio há dois meses, esse agente tem como função principal facilitar a comunicação e não comandará diretamente operações policiais no Brasil.

“O essencial do meu trabalho e reforçar a comunicação com a polícia do Rio para assegurar uma melhor proteção da delegação chinesa, turistas, jornalistas, e também o conjunto dos cidadãos chineses presentes no Rio”, explicou o agente em entrevista à agência chinesa China News Service.

Esta informação é revelada após um atleta da delegação chinesa, Shi Dongpeng, especialista dos 110 metros com barreiras, reclamar nas redes sociais de ter tido o computado roubado ao chegar no Brasil.

Continua depois da publicidade

O ministro chinês de Relações Exteriores declarou na sexta-feira que os fãs chineses presentes nos Jogos do Rio-2016 vinham sendo vítimas “frequentes” no Brasil, pedindo aos compatriotas muita atenção enquanto estiverem na ‘Cidade Maravilhosa’.

tjh/es/el/am/lg