Operações policiais prometem garantir a segurança durante o Carnaval na região, apesar dos atentados criminosos que atingem o Estado. Em Itajaí e Balneário Camboriú, a Polícia Militar vai reforçar a presença nas ruas durante os dias de folia. Barreiras em pontos estratégicos e policiamento nos locais onde ocorrerão as maiores festas dividirão espaço com a escolta dos ônibus de transporte coletivo, que será mantida durante todo o feriado prolongado.

Continua depois da publicidade

Em Balneário, onde 90% da rede hoteleira está lotada e a expectativa é reunir 600 mil pessoas até terça-feira, haverá presença da Polícia Militar, Guarda Municipal e Agentes de Trânsito nos shows do Pontal Norte e no desfile de blocos. Para evitar problemas, a PM proibiu a venda e o uso de garrafas de vidro. Paralelo a isto, as barreiras vão coibir porte de armas, drogas e suspeitas de atentados.

– Continuamos em alerta – disse o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Marcello Martinez Hipólito. A situação é a mesma em Itajaí, onde barreiras serão feitas em pontos estratégicos para coibir a prática de crimes.

O policiamento também deve se concentrar no desfile das Escolas de Samba de Itajaí, que ocorrerá na Vila da Regata, junto ao Centreventos, e na Praia Brava, que reúne a maioria das festas e baladas eletrônicas.

Promessa

Continua depois da publicidade

Na terça-feira, em visita ao 1º Batalhão da Polícia Militar em Itajaí, o comandante-geral da PM no Estado, coronel Nazareno Marcineiro, garantiu que haverá segurança para os dias de folia. A promessa foi reforçada na quinta-feira pelo coronel Atair Derner Filho, que assumiu o comando da 3ª Região da PM – responsável pelos Batalhões de Itajaí, Navegantes e Balneário Camboriú. Desde o dia 30 de janeiro, quando iniciaram os ataques, 17 atentados foram registrados na região. A cidade com mais casos é Itajaí, que contabilizava oito até sexta-feira.

Mais atentados pela região

Entre a noite de quinta-feira e a madrugada de sexta, dois novos ataques foram registrados na região. O mais grave ocorreu em Itajaí, onde uma retroescavadeira foi incendiada por volta das 4h, no Bairro Cordeiros. A máquina, que presta serviço em obras de instalação de rede de esgoto do Serviço Municipal de Água e Saneamento (Semasa), estava parada em um terreno na Rua Sebastião Romeu Soares. O vigia que estava no local foi rendido por quatro jovens armados, que o ameaçaram antes de incendiar o veículo.

Outras duas máquinas que estavam próximas só não foram atingidas porque a vizinhança conseguiu conter as chamas. Quando os bombeiros chegaram, o incêndio tinha sido controlado. O banco e o painel do veículo foram danificados. Dentro da retroescavadeira foi encontrada uma garrafa pet vazia, que poderia conter material inflamável. Horas antes, dois veículos abandonados que estavam em um ferro-velho no Bairro São Paulo, em Navegantes, foram incendiados.

Segundo a Polícia Militar, o estabelecimento, que fica na Rua João Gaia, teria sido alvo de vandalismo.

Continua depois da publicidade