Agentes da Polícia Militar do Distrito Federal foram flagrados neste domingo (8) fazendo imagens e conversando com bolsonaristas, enquanto o Congresso Nacional era invadido. A cena foi divulgada pela jornalista Ana Flor, da GloboNews.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
No vídeo, um militar aparece filmando e outro, ao seu lado, conversando com outros três homens – dois deles, vestidos com a bandeira brasileira.
Um grupo de milhares de extremistas bolsonaristas que marchava pela Esplanada dos Ministérios enfrentou os bloqueios policiais e invadiu o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e a sede do STF na tarde deste domingo (8).
Os extremistas atacaram primeiro o prédio do Congresso. Eles enfrentaram os policiais que mantinham bloqueios na área, subiram a rampa do Congresso e, em seguida, tomaram as famosas cúpulas. Eles também quebraram a vidraça do Salão Nobre do prédio e conseguiram entrar no Congresso Nacional, apesar de enfrentarem resistência da Polícia Legislativa.
Continua depois da publicidade
Após a tomada do Congresso, um grupo menor também se dirigiu ao Palácio do Planalto, sede do governo federal, e conseguiu entrar na área externa do prédio. Policiais formaram uma barreira para impedir acesso ao interior do edifício, de onde despacham o presidente da República e vários ministros.
Os manifestantes conseguiram subir a rampa do Planalto, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu a faixa presidencial há uma semana. Lula não está em Brasília. Ele viajou para Araraquara, no interior de São Paulo, para avaliar o impacto das chuvas que atingiram a região nos últimos dias.
Policiais militares do DF tiram foto e batem papo com manifestantes enquanto vândalos invadem Congresso Nacional. Reparem a conversa sobre invadir o #STF #brasilia pic.twitter.com/33HNDKN8yo
— Ana Flor (@Ana_Flor) January 8, 2023
* Por Gilvan Marques
Leia também
Bolsonaristas radicais invadem Congresso e STF e entram em confronto com a polícia em Brasília
Continua depois da publicidade
Invasões criminosas em Brasília são os atestados da leniência das autoridades
Autoridades reagem à invasão de bolsonaristas a sedes dos Poderes