Começou a funcionar terça-feira um aplicativo da Polícia Militar que promete reduzir em até uma hora o tempo de atendimento de ocorrências em Blumenau. O PM Mobile, instalado em 12 viaturas, chega à cidade um ano após ser implantado pela primeira vez no país e com o susto de R$ 36 mil, verba captada graças a um convênio assinado entre a PM e o Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

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O equipamento elimina a necessidade do preenchimento de 11 formulários em papel, diminui os erros em dados e otimiza o trabalho do policial, segundo a coronel Claudete Lehmkuhl, comandante da 7ª Região da Polícia Militar.

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– Toda a burocracia do atendimento de ocorrências com papel passa a ser feito com essa tecnologia. É um aplicativo que nos dá muito mais autonomia. Não precisamos mais receber e fechar as informações por meio do rádio, o que melhora a organização do trabalho no plantão 190 – explica a coronel.

O projeto foi implantado pela primeira vez em Balneário Camboriú, de forma experimental, em abril do ano passado e foi bem recebido, afirma o tenente Rodrigo Schmidt, do 12º Batalhão de Polícia Militar.

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– O programa foi bem aceito pelos policiais, até porque a maioria das pessoas hoje já está familiarizada com smartphones. O tempo de atendimento aqui chegou a diminuir em até dois terços, ajudando o nosso trabalho e facilitando o gerenciamento de ocorrências – conta Schmidt.

Ferramenta pode garantir mais policiais nas ruas

O PM Mobile também vai agilizar o atendimento a acidentes de trânsito, onde a pessoa envolvida terá mais rapidez na obtenção de documentos, que passam a ser impressos no próprio local da ocorrência. Multas de trânsito também serão emitidas com mais agilidade, sem a necessidade de trabalhos burocráticos que acabavam por atrasar o encaminhamento da infração.

– A multa será feita no próprio tablet do policial e cairá imediatamente no sistema do Detran. Não será mais necessário trazer toda a papelada para o batalhão, o que otimiza o nosso trabalho e diminui erros – garante Claudete Lehmkuhl.

Com a celeridade nos processos, a expectativa da Polícia Militar é de que o aplicativo possibilite a colocação de mais policiais nas ruas. Para a coronel Claudete, em tempos de déficit no efetivo, uma tecnologia que permita a retirada de PMs de dentro do batalhões para colocá-los diretamente em contato com a população pode ser um fator positivo.

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– Caso o trabalho realmente seja agilizado da forma que nós imaginamos, há a chance de colocarmos mais policiais no dia a dia, mas isso, nesse momento, é apenas uma possibilidade, já que nós dependemos de como na prática o aplicativo vai funcionar – pondera.

COMPARE

Como era

* Via rádio, o policial recebia a informação e se deslocava ao atendimento.

* No local, além do atendimento padrão, havia a necessidade de preencher 11 formulários em papel.

* Via rádio, o policial passava todas as informações ao 190 para o fechamento da ocorrência no plantão.

* Tempo médio: 90 minutos.

Como é agora

* Pelo aplicativo, o policial recebe as informações e se desloca para o atendimento.

* No local, além do atendimento padrão, o policial preenche via tablet o formulário, que é encaminhado para a central 190 pela internet. A ocorrência é fechada sem a necessidade de comunicação via rádio.

* Tempo médio: 30 minutos**

** Tempo esperado pela Polícia Militar, com base na redução registrada em cidades como Gaspar e Balneário Camboriú, que já implantaram o PM Mobile.

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