Duas policiais civis registraram boletim de ocorrência na noite deste sábado por supostas agressões feitas por policiais militares, no Parque Vila Germânica, em Blumenau.
Continua depois da publicidade
Segundo consta no boletim, as duas policiais estavam trabalhando na abordagem de suspeitos de furtos dentro da festa, quando teriam sido agredidas pelos policiais militares, com uso de tonfas, chutes e spray de pimenta no rosto. Após, elas teriam sido colocadas para fora do Parque Vila Germânica, mesmo se identificando como policiais civis e que estavam a trabalho.
Segundo o delegado Egídio Ferrari, foi instaurado um inquérito na Divisão de Investigações Criminais (DIC) de Blumenau e as testemunhas serão ouvidas. O comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar de Blumenau, tenente-coronel Jefferson Schmidt, informou que também abriu inquérito para apurar os fatos.
A organização da Oktoberfest informou que não vai se pronunciar até a conclusão das investigações.
Nota do sindicato sobre o caso
Continua depois da publicidade
"A Associação dos Delegados de Polícia de Santa Catarina – ADEPOL-SC e o SINPOL-SC – vem a público manifestar REPÚDIO à forma truculenta e violenta com que mais de dez Policiais Militares agiram na madrugada deste domingo (21), contra duas Policiais Civis mulheres, que estavam trabalhando durante investigação, em Blumenau na oktoberfest.
A missão que abarca a função da polícia é defender o cidadão e a sociedade. Durante a investigação de um suspeito da prática de crime de furto durante o evento, mesmo após se identificarem como Policiais Civis, ambas sofreram agressões, envolvendo diversos homens policiais militares que agiram em desfavor de apenas duas policiais civis mulheres.
A ADEPOL-SC e o SINPOL-SC tomarão as medidas cabíveis e acompanharão o andamento desta investigação para que atos assim não se repitam.
Ademais, a associação e o sindicato prestarão todo o apoio às duas policiais civis, vítimas de agressões por parte dos diversos PMs, prestando todo suporte jurídico e amparo necessário.
Continua depois da publicidade
Diretoria ADEPOL-SC e SINPOL-SC."